domingo, 30 de março de 2014

JESUS, O BOM PASTOR.

João 10: 1-16

A ilustração das figuras: pastor, ovelhas, aprisco (curral), porta, porteiro expressam a realidade do Reino de Deus.
“NA verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.” (V. 01).

O que é o curral?
É o mundo dado aos homens corrompido pelo pecado, o qual ficou sujeito ao Diabo.

"Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora." (Romanos 8: 20-22).

Os homens sem o temor de Deus têm a cada dia destruído cada vez mais o nosso mundo pela ganância, desigualdade vendo apenas o presente e não o futuro.
O Pastor deve entrar pela porta, ou seja, a vinda do Messias se daria de forma sobrenatural, através do nascimento virginal de Maria na concepção pelo Espírito Santo. Mas o ladrão e salteador não entra pela porta.

“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.” (V. 02)

Quem é o Pastor?
Jesus é o bom pastor, pois ele entrou neste mundo pela porta.

"Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;" (Hebreus 10: 5).

"Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz." (João 18: 37).

“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (V.11).

Somente o pastor seria capaz de dar sua vida pelas ovelhas, aqui acontece uma inversão, pois as ovelhas é que fornecem o sustendo com a própria vida para o pastor, mas Jesus Cristo daria sua vida em prol de suas ovelhas e ninguém mais foi profetizado para esse fim.

“Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.” (V.14).

Sim! Jesus conhece todos aqueles que são seus, assim como a mãe conhece seus filhos, e as ovelhas de Jesus Cristo conhecem seu pastor, portanto todo aquele que ouvi a voz de espíritos enganadores, através da hipocrisia e mentira de homens não são ovelhas, porque não ouvem e nem conhecem a voz do pastor através de suas palavras nas escrituras.

“MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (I Timóteo 4:1).

Todo aquele que é da verdade ouvi, segue e obedece a voz de Jesus Cristo, mas aquele que ama a mentira resta à condenação.

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira." (Apocalipse 22 : 15).

Quem é o porteiro?

“A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora.” (V. 03).

O porteiro é Deus, que deu abertura para chegada de seu filho no mundo para cumprir o que estava prometido. Somente a Jesus o caminho para levar as ovelhas para fora do mundo seria permitido.
As ovelhas de Jesus ouvirão a voz do pastor e o seguirão quando as chamarem, pois ele nos chama pelo nome e nos conhece e nos levará para fora deste mundo.

“Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações.” (Hebreus 3: 7).

O hoje é o tempo presente de vida, cada segundo, cada minuto, cada hora, dia mês e ano que estivermos vivos, mas nada sabemos do amanhã, porque pertence a Deus. E haverá o dia em que não se ouvirá mais a voz do bom pastor, mas somente a do ladrão e mentiroso.

"E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9: 27).

"Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece." (Tiago 4: 14).

"Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão." (Provérbios 1: 28).

“Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado;
E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda” (II Tessalonicenses 2:7-8).

Para onde o pastor nos levará e o que é a porta?

“E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (V. 4, 5).
Primeiramente nos tira do mundo, não ainda no sentido de nos tirar do mundo físico, mas no tira do mundo pecaminoso, Jesus vai adiante porque vai nos preparar lugar e voltará para onde estiver estejamos nós com ele, na eternidade pelos séculos dos séculos. Por isso a vida aqui não é ensaio para que apenas treinemos ou brincadeira que não será relevada.
De modo algum as ovelhas de Jesus seguirão o Diabo e suas mentiras, antes fugirão dele, mas o sentido de fugir está empregado na palavra resistir.

"Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4: 7).

Jesus é também a porta para a salvação.

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (V. 09).

Não há salvação fora de Jesus Cristo, por isso é mentira em crer que cada um segue Deus à sua própria maneira, que Deus esta em todas as religiões, que Jesus esta em todas as profissões que se auto declaram cristãs.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."  (Atos 4 : 12).

Quem é o Ladrão e Salteador?

O Diabo e seus seguidores.

“Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram.
O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.
Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas.” (Vs. 8, 10, 12, 13).

Todos que vieram antes e Jesus tentaram enganar os verdadeiros sevos de Deus esperançosos na chagada do Messias, mas os bodes que não eram ovelhas os seguiram e se perderam.
Também agora há ladrões, salteadores, mercenários que são todos que apostarão do caminho da fé vendo a perseguição do mundo e abandonando as ovelhas, arrebatando rebeldes para outro caminho.

“TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (II Pedro 2: 1-3).

O ladrão é o Diabo que a todo custo vem para roubar (Tirar tudo o que Deus entregou), matar (Perda do Espírito Santo) e destruir (Levar consigo para a condenação eterna).
Seus seguidores corruptos mercenários fazem tudo por proveito próprio, por ganância, usando-se de mentiras de forma encoberta e da bajulação.

“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse.
Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo;
Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.
Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.” (Judas 16-19).

Hoje há e haverá um só rebanho!

Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.
Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. (Vs. 15, 16).

O Senhor nos sonda e nos conhece, nós éramos as ovelhas que faziam parte de outro aprisco, fomos agregados a esta salvação que pela Lei não nos pertencia, mas Jesus o pastor nos chamou e ouvimos sua voz e breve seremos levados para seus campos verdejantes às suas águas de descanso e seremos um só povo e Deus estará em nosso meio para sempre.

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmo 23: 1).

‘E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22: 17).


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...