quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Deus coopera para o nosso bem

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8: 28).
Cooperar – agir com outros para um mesmo fim.
Em toda a história Deus tem trabalhado para o bem do seu povo, fazendo com que até mesmo as situações más e de pecado viessem a cooperar para a glória do seu nome e vida daqueles a quem Ele ama.
·       No Éden tudo parecia perdido devido à queda do homem: Ambos perderiam a vida eterna, seus olhos foram abertos para o mau, expulsão do jardim, a terra amaldiçoada.
Deus misericordioso em seu amor fez com a situação contribuísse para o bem do homem, pois a promessa de um salvador que nos resgataria da maldição do pecado foi nos dada no momento da queda.
"E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." 
(Gênesis 3: 15).

·       Abraão - Desde o seu chamado quando era Abrão passou por provas e quedas para que sua fé fosse aperfeiçoada e sua comunhão com Deus fortalecida.
Logo no Egito foi provado, mas temendo por sua vida quase expos sua esposa Sarai a ser corrompida, já que Faraó pós os olhos em Sarai para tomá-la por esposa.
A situação gerou-se devido a uma mentira criado pelo próprio Abrão, o que aparentemente se desenrolaria em uma perda de sua esposa, retorno à sua terra e desistência da promessa e do chamado de Deus, porém isso não aconteceu, ainda que aparentemente isso trouxesse riquezas para Abrão, mas riquezas provenientes de algo ilícito.
Deus mudou a situação para que cooperasse para o bem de Abrão, devolvendo-lhe a esposa.
A promessa de um filho a Abrão contrariou todas as leis naturais, já que Abrão e Sarai já eram velhos, mas Deus operou poderosamente demonstrando que para Ele não há impossível.
“As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus." (Lucas 18: 27).
Abraão sendo provado por Deus para que oferecesse seu único filho a Deus, obteve cooperação em tudo o que fez para que Deus demonstrasse neste exemplo o que já antes da fundação do mundo havia profetizado: Que nos daria seu único filho como sacrifício vivo e agradável.

·         Jacó - Tendo por significado de seu nome “usurpador” teve em toda a sua vida a cooperação de Deus para que obtivesse o bom fim para sua vida:
A trama contra seu irmão, a fuga, a vida na casa de Labão e a saída, o caminho da nova terra onde recebeu o novo nome como “Israel - O Que Luta com Deus, príncipe de Deus". 
·         José - Mesmo sendo vendido como escravo recebeu o favor de Deus em todo o tempo, sendo que toda a trágica desventura que teve foi permitida por Deus para o bem de seu povo, para que não morresse de fome.
·         “Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida.” (Gênesis 50:20).

·         Moisés - Veio a ser livrado da morte para pudesse ser aquele que guiaria o povo de Israel à libertação. Sua jornada de vida com a contribuição de Deus interveio de muitas maneiras: Primeiramente com a morte um Egípcio, na vida em Midiã Deus revelou-se na sarça ardente, sua possível glassofobia (medo de falar em publico) contribuiu para o chamado de Arão, o retorno ao Egito tendo não só Faraó e toda a sua casa como também parte de Israel como incredulidade de ser um escolhido de Deus, fez com todos os sinais e pragas desencadeassem para mostrar o poder de Deus.
Moisés cumpriu seu ministério em meio ás provações, tentações e quedas até que conduziu o povo à entrada da terra prometida.
“...o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa." (Números 12: 7).
São muitos os homens de Deus que em toda a vida tiverem o agir de Deus, na bonança, na escassez, em tudo. Homens que segundo Hebreus 11.38 o mundo não era digno.
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.” (Habacuque 3:17,18).
O profeta Habacuque cria nisto, pois sabia que ainda que todas as situações se manifestem contraria a nós Deus agi no tempo oportuno para o nosso bem.
"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
(Jeremias 29: 11).
O pensamento que Deus tem a nosso respeito é de paz e o seu desejo a nosso favor é para o bem. Porque o fim que esperamos é de bem.
Ao observar os versículos anteriores em Romanos no capitulo 8 temos uma dimensão ainda maior de entendimento do que o Espirito Santo falou através de Paulo.
A maior prova de cooperação de Deus na história é o sacrifício de seu filho, porque dele é que muitas das situações que aconteceram com os patriarcas, os reis e os profetas era uma sombra do seria o ministério de Cristo.
O sofrimento do Messias e sua morte sinalizavam um triste fim da sua caminha aos olhos daqueles que não entenderam a profecia do Ungido, mas Deus fez com tudo cooperasse para através dos sofrimentos de Jesus viesse a gloria e da morte viesse vida.
Sejam as tristezas, as derrotas, as quedas, as glorias, as vitórias, enfim tudo em nossa vida se cremos que amamos a Deus e que ele nos ama e que somos chamados segundo o seu propósito que é a salvação de nossas almas teremos tudo cooperando para o nosso bem.
“Visto que andamos por fé, e não que vemos.” (2 Co. 5.7).
”Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos deste tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós há de ser revelada.” (Romanos 8.18).
Toda ação gera uma reação e esta reação uma consequência que nada é mais do que o efeito provocado por uma reação, e não um tipo de maldição vingativa de Deus como maliciosamente foi difundido no meio da igreja do é consequência.
“mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, e a paciência a experiência, e a experiência a esperança.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Romanos 5.3-6).
A Cooperação de Deu veio quando ainda éramos ímpios.

"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8: 37).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...