quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A HERESIA DA MALDIÇÃO HEREDITÁRIA



Primeiro vejamos o conceito destes termos:
Hereditariedade – É o conjunto de processos biológicos que asseguram que cada ser vivo receba e transmita informações genéticas através da reprodução.
Hereditário – Que se transmite de pais para filhos ou de ascendentes para descendentes.
ORIGEM DA DOUTRINA DA MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
A sua origem está ligada ao movimento da confissão positiva. Esse movimento estabeleceu-se na igreja cristã por volta de 1940 e teve em Kenneth Hagin um dos maiores divulgadores dessa nova doutrina que através de seus inúmeros livros trouxe a popularização do movimento. O movimento da confissão positiva gerou a teologia da prosperidade e, como subproduto, a doutrina das “maldições hereditárias”.
A confissão positiva se alicerça no poder humano, ou, mais precisamente, no poder das palavras ou “decretos” que fazemos. É comum um seguidor da teologia da prosperidade, quando está enfermo dizer com veemência que aquela enfermidade não lhe pertence, pois segundo tal teologia, se dissermos que estamos doentes, “há poder em nossas palavras”. Muitos seguidores da teologia da prosperidade já adoeceram de enfermidades que não lhes pertencia.
A maldição hereditária surge nesse contexto como um subproduto da confissão positiva. Se há poder em nossas palavras para sermos abençoados, há poder em nossas palavras para sermos amaldiçoados. Está pronta a nova doutrina. As palavras amaldiçoadas se perpetuam por gerações e os demônios encarregam de torná-las reais nas vidas das pessoas.




A VERDADE À LUZ DA BÍBLIA

Não preciso expôr os textos dos seguidores desta doutrina para refutá-la, basta a própria palavra de Deus para derrubar facilmente tal abominação.

A queda do homem e da mulher veio por meio da cobiça, da ganância, desejo pelo poder de conhecer o que não estava reservado a estes conhecerem. A primeira menção a palavra “Mal” está em Gênesis 1:17

Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

A história como bem sabemos terminou num fim trágico: Homem e mulher caíram e o pecado que antes estava ausente da vida de ambos passou a estar neles e impregnou a toda humanidade.
O pecado passou a estar em toda a humanidade não porque o pecado fosse uma doença que seja transmitida de forma hereditária, tampouco é uma herança. Nascemos e já somos pecadores, mesmo não tendo pecado na forma de Adão.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" (Romanos 3 : 23).

A carta de Paulo aos Romanos nos dá grande luz ao conhecimento sobre o pecado, justificação pela graça, a lei. Etc.

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” (Romanos 5: 12). A palavra de Deus é bem clara, sem desvios ou fatos implícitos, todos pecaram porque a morte passou a todos e a morte é o salário do pecado.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." (Romanos 6: 23).

Não é o pecado que é a maldição, mas o pecado trouxe maldição, e maldição nada mais é do que o oposto de benção.
Caim pecou assassinando seu irmão Abel, mas isso veio por sua própria responsabilidade e não porque herdou um tipo de maldição de seu pai Adão para matar e se tornar um assassino errante. Vejamos como Deus agiu antes mesmo de ele cometer este crime.

“Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Gênesis 4:7).

Se Caim não fizesse o bem então o pecado jazeria, ou seja, estaria como um morto enterrado à porta do coração dele, mas sua eficácia só aconteceria se o pecado dominasse o coração de Caim, como realmente aconteceu, a tentação ou o desejo que o pecado age em nós é contra nós e não a favor, compete a nós dominar esse desejo.
Todo homem é responsável por suas ações, não há justificativas para se pecar, todo que aquele que está em pecado está debaixo da ira de Deus, a desobediência contra Deus é que se constitui maldição na vida do homem.

"Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece." (João 3: 36).

Está mais do obvio que não há similaridades entre uma vida com Cristo e uma vida sem Cristo. Uma vida sem Cristo além de permanecer na ira de Deus, todos os maus frutos colhidos provém não de uma maldição vinda dos pais, mas daquilo que o próprio individuo plantar.

"Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará." (Gálatas 6: 7).

Ouvi certa vez sobre a lei da semeadura que plantar é opcional, porém colher é obrigatório. Que grande equivoco, pois é Deus quem dá a capacidade para crescer e se colher, ele quem muda nossa sorte, pois se colher tudo o que plantarmos não estaríamos aqui pra poder falar da Redenção.
Deus é Deus que não faz acepção de pessoas, ninguém paga a responsabilidade por outro, cada ser é uma unidade diferente. Ezequiel no capitulo 18 inteiro nos revela sobre a responsabilidade pessoal.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai levará a iniqüidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” (Ezequiel 18: 20).

Quando Deus julgou a responsabilidade da mulher do homem e da serpente, cada um foi julgado conforme suas próprias obras. Vejamos alguns exemplos:
Em relação à prosperidade de bens e posses matérias desta vida, tudo pode ser acrescentado por Deus em nossas, mas está condicionado à leis naturais determinadas pelo próprio Criador.
Dois indivíduos, um que crê e teme o nome de Deus e outro que não. O que crê possui os seus campos para plantar, ara sua terra de forma rudimentar, espera que a chuva irrigue a terra de forma natural e então espera o crescimento. O outro que descrê de Deus ara suas terras com máquinas, fertiliza o solo, semeia com sementes transgênicas, durante o processo de crescimento utiliza agrotóxicos para proteger a lavoura, irriga de forma mecânica e espera também o desenvolvimento de sua produção.
Digamos que quanto à vida pessoal destes com relação aos seus pais, o que crê em Deus é filho de um respeitado produtor, mas o outro é filho de um alcoólatra. Voltando ao resultado das produções de ambos, podemos perceber pelo desenvolver desta estória que a produção do infiel será maior em muito que a do fiel que utilizou técnicas rudimentares, além disso, digamos que uma praga tenha acometido a plantação deste fiel. Mas agora perguntamos: “Onde está a maldição hereditária? Por que esta não acometeu o filho do alcoólatra, que poderia ser um alcoólatra também, ou por que a praga não destruiu sua plantação como resultado dos pecados de seu pai?
Deus o Criador criou regras e leis naturais que regem este mundo e a mais antiga quanto a isso é:

E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida."  (Gênesis 3: 17).

Vejamos outro exemplo: Um determinado homem foi gerado por seu pai fora do casamento e este por sua vez também gera um filho fora do casamento, tal semelhança da atitude de ambos constituiria uma maldição hereditária para o terceiro por quê? Ambos pecaram na mesma semelhança, mas não significa que seja uma maldição do pai para o filho.
Abrão errou ao mentir que Sara era sua mulher e isto aconteceu segunda vez já seu nome sendo Abraão. Isaque cometeu o mesmo erro do Pai, mas isto não significa que Jacó faria o mesmo ou seus doze filhos.
 A história está recheada de homens que foram bem sucedidos neste mundo (segundo o mundo) e alguns foram filhos de péssimos pais ou de pais com graves falhas que cometeram alguma vez na vida, mas nem por isso fizeram o mesmo ou foram condicionados a fazerem o mesmo para dar ênfase à maldição hereditária.
A maldição hereditária se fosse verdade seria uma violência contra a lei da semeadura, pois ninguém planta batata e colhe abóbora, além disso, de forma metafórica plantar vento não significa colher tempestade. Cada homem sabe que colhendo o que plantou e pagando pelo que fez haverá justiça, mas se a realidade fosse que pagássemos pelo que não devemos e colhermos o que plantamos onde estaria a justiça?
Não há quebra de maldições para quem está em Cristo Jesus, pois o Senhor a tudo renova.

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." (II Coríntios 5: 17).

Uma nova criatura em Deus, não possui vestígios em nada do que era antes, independente de quem quiser acusar, pensar ou mesmo fazer coisas que tentem desmerecer essa verdade; quem está em Cristo é nova criatura.

"Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;"  (Gálatas 3: 13).

A história de Balaão, filho de Beor é bem conhecida, quando Balaque, filho de Zipor, tomado pelo medo dos israelitas juntamente com seu povo Moabe, pediu que o profeta amaldiçoasse o povo. Mas tanto antes quanto agora permanece a mesma graça de Deus sobre o seu povo: Proteção! Bem disse Deus à Abrão:

“Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo...” (Gênesis 15:1).

De forma alguma Balaão poderia ou conseguiria amaldiçoar o povo de Deus, e o fato de Deus haver falado com ele ordenando que não acompanhasse os homens de Balaque e ainda ter ordenado que o anjo do Senhor saísse ao seu encontro para matá-lo, não significa que a palavra de Balaão fosse alguma coisa ou mesmo o próprio Balaão fosse algo de importância ou proveniente de poder para amaldiçoar o povo de Deus, porém a verdade é que o que Deus determina é inviolável e irrevogável.

"Então disse Deus a Balaão: Não irás com eles, nem amaldiçoarás a este povo, porquanto é bendito." (Números 22: 12).

Erroneamente existe a interpretação de que a palavra tem poder, mas não há tal texto conforme este ditado, tal ditado é baseado em Provérbios 18: 21.

"A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto." (Provérbios 18: 21).

A verdadeira palavra que possui poder para abençoar e amaldiçoar é a Palavra de Deus.

"E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12: 3).

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hebreus 4: 12).

O texto deixa bem claro que a língua possui poder sobre a vida e morte, a forma como ela é usada fará com que o seu dono coma do seu fruto, ou seja, o resultado de como usá-la resultará em vida ou morte, claro que isso também não significa literalmente que quem usa a língua de forma má morre logo, pois o mundo está cheio de blasfemos que vivem até hoje e de homens que falaram contra tudo a respeito de Deus e viveram por anos.

"Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia." (Tiago 3: 5).

Assim se você já ouviu a famosa frase: “A palavra tem poder”, saiba que tal frase sequer passa perto do que a verdade na palavra de Deus revela.
Isso parte nada mais nada menos da teologia da confissão positiva, prosperidade e determinação positiva, se observarmos bem isso é uma usurpação da onipotência de Deus, ou seja, agora homens que sequer podem fazer um fio de cabelo branco nascer em suas cabeças saírem por aí ditando quem é benção, quem é maldição, o que é abençoado, o que é amaldiçoado, basear-se que uma vida de conquistas e vitórias em materialismo é uma vida prospera e escolher o que quer ou não para suas vidas.

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade."  (Filipenses 2: 13).

Não são os homens que dizem o que somos, o que seremos e o que deve ou não acontecer em  nossa vida, mas somente Deus.

"Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais."  (Jeremias 29: 11).

Nós mesmos em nossas incapacidades e descrenças não temos o poder de dizer que somos algo contrario ao que Deus diz a nosso respeito.


"Sabendo que, se o nosso coração nos condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas."  (I João 3: 20).

Da boca de um novo homem feito à imagem de Jesus Cristo, o Unigênito do Pai, não pode proceder a maldição, mas tão somente bênçãos.

“Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” (Tiago 3: 8-12).

Não há evidências de que algum servo de Deus tenha o poder, ou recebeu, nem tão pouco que algum dia receberá o poder para amaldiçoar sequer o Diabo e seus anjos.

"Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda."  (Judas 1: 9).

Os homens não são nossos inimigos

"Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais."  (Efésios 6 : 12).

E ainda que metaforicamente os homens sejam nossos inimigos, o que temos de pronunciar a respeito deles é bênçãos e não maldição.

"Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;"  (Mateus 5: 44).

Não importa quem seja: Homens sem Deus, corruptos presentes nas igrejas, falsos pastores, falsos irmãos, todos eles podem falar o que quiserem ao seu respeito de forma maldosa e acusatória, que em junção será uma maldição, mas saiba que de nada adiantará, ainda que em pecado você esteja, porque é Deus quem te abençoou e quem pode te livrar do lamaçal do pecado.

"Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica."  (Romanos 8: 33).

Uma pessoa que se diz filho de Deus, não critica, comenta como fosse uma novela ou condena a vida de seu irmão, pois é homem igual carregado de erros, que está de pé graças à misericórdia de Deus, e que se não cai ou ainda não caiu é porque Deus quer e não por seus próprios esforços e méritos.
Lembremos do Filho que deixou a cada de seu pai, para gastar parte de sua herança com uma vida dissoluta.
Acham que o pecado é maior que Deus, que seja maior que seu amor, que nossas ignorâncias é que movem o coração de Deus. Não! E não!, Pois este filho olhou pro céu e voltou a casa de seu pai e foi recebido em gloria e não em pontapés como deixa claro o humor do filho mais velho e como uma parte dentro das igrejas. Deus dá permissão para tribulação e também o livramento da mesma.

"Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar."  (I Coríntios 10: 13).

Quando Deus determina que algo que era impuro passou a ser puro e o maldito passou a ser bendito não há quem possa mudar isso.

"Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou."  (Atos 11: 9).

É impossível que todos aqueles que em Deus são feitos nova criatura possuam raiz ou mal da vida anterior. Afirmar a teologia da maldição hereditária é um ato covarde e irresponsável de homens com uma mente corrompida e que escarnecessem da graça de Deus, para poderem enredar em seus ensinos sujos ou suas crenças corruptas outras pessoas que estão em busca de conhecer a Deus e por ainda serem ignorantes nesses caminhos são presas fáceis para tais lobos sem piedade.

"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."  (Tiago 1: 17) .

Isso nos faz cantar segundo a canção: “Fonte és Tu de toda benção...”.

Não há maldição hereditária porque não há vestígio nem mesmo de mal algum nosso da vida anterior, muito menos de nossos pais. O que permanece e está em nós e a semente divina.

"Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."  (I Pedro 1: 23).

Pecado indica morte e morte indica maldição, mas Deus nos livrou de ambas, então não há meios ou formas de isso estar presente na vida de servo de Deus.

"E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados." (Jeremias 3 : 34).

Palavras contrarias a nós, feitiços, macumbas, maldições, seja lá o que for de forma negativa , nada disso nos atinge, tais coisas não tem poder sobre nós.
Uma herança genética de um pai pode ser passada para seus filhos, mas esse poder é apenas no sentido de uma possibilidade e um certeza absoluta, pois os mistérios em torno da genética são grandes, mas tais ações são verdades apenas no que trata a biologia, mas quanto a realidade espiritual não há mais herança maldita herdada de nossos pais.
Não há cadeias, correntes ou seja lá o que for que tenha que ser destruído ou quebrado em sua vida se você foi chamado por Deus, porque a morte expiatória, substitutiva e redentória de Jesus Cristo foi para esse fim.

"Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;"  (I Pedro 3 : 18)

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."  (Romanos 8 : 29)

Cristo no livrou de tudo quanto pesava sobre nós.

"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8: 2).

"O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda," (II Coríntios 1: 10).

  Em Deus somos abençoados e não malditos.


"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;" (Efésios 1: 3).

2 comentários:

nathy disse...

a letra mata o espirito vivifica 2 co 3:6

nathy disse...

Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica. 2 co 3:6

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...