quinta-feira, 26 de setembro de 2013

COMENTÁRIO DO LIVRO DE 1ª PEDRO

Capitulo 01
Versículo 01-“eleitos” – Pedro não esta relacionando que “eleitos” sejam somente os Cristãos forasteiros da dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bítinia, mas a todos os Cristãos de todos os tempos.
“Forasteiros” – Bem que poderíamos implicar essa condição aos Judeus dispersos em outras terras como estas citadas por Pedro, reforçando ainda mais esta ideia pelo fato do concilio de Jerusalém em que Paulo defendeu firmemente o anúncio do Reino de Deus aos gentios, pondo-se o próprio Paulo à disposição dos gentios e Pedro aos judeus. Mas dessa forma estaríamos concentrando a palavra de Deus a épocas e prendendo-a.
Bem sei que isso é impossível, já que a palavra de Deus nunca é presa, nem pode ficar parada no tempo e quando Pedro fala “forasteiros”, esta confirmando o que Paulo falou a respeito dos eleitos de Deus que forasteiros nesse mundo, pois buscamos uma pátria não nesta terra, mas na que há de vir.
Versículo 02- “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai” – Pedro esta reafirmando o que disse Paulo em Romanos 8. 29,30. Falar que livre arbítrio é real é o mesmo que falar que Deus não é Onipotente. Os anjos que deixaram seu estado original, abandonando o lugar onde deveriam estar, foram expulsos e lançados em trevas algemados para juízo eu revelara-se no ultimo dia (Judas v. 6).
O homem não foi criado para ser auto – controlável senhor de seu próprio destino e livre para escolher o que bem entender. Primeiro porque liberdade não é escolher o eu queremos como se o critério de bem ou mal fosse submetido a nós. Vejamos alguns pontos que mostram a total dependência do homem a Deus.
1º - O homem foi criado por Deus e para Deus não o contrario porque Deus não tem origem e nem fim, o homem tem origem e é findável mesmo no Éden sua fonte de vida eterna vinha de Deus Pai, todas as coisas que estavam ao seu redor para desfrute foram criadas por Deus. Nada foi feito pelo Diabo, nem mesmo o homem.
Não fomos de nenhuma maneira os árbitros para julgar a condição da necessidade da nossa própria salvação, nem mesmo fomos nós que escolhemos a salvação em Jesus ou o aceitamos. Mas fomos eleitos por Deus, não conforme nossas próprias obras, porém a obra única e redentora da morte expiatória de Jesus foi suficiente para nos salvar e isto já esta decidido por Deus antes da fundação do mundo, para que por meio de sua presciência (somente a Deus se aplica esta palavra) fosse manifesta a eleição.
Observemos os pontos em Romanos:
De Antemão conheceu – Mesmo antes de nascermos Deus nos conheceu em todos os nossos caminhos.
Predestinou – essa palavra é algo interessante em nossa língua, e aqui vou dar crédito à nossa língua e não grego ao ainda eu seja a língua original. Observemos que predestinou e bem diferente de destinou, pois na primeira palavra há o acréscimo do prefixo “pré” que indica anterioridade ou antecedência diante do verbo ou substantivo, no caso o prefixo “pré” acompanha o substantivo “destinou” que está no passado.
Mas a ação deste verbo não encerra no decorrer do tempo, ela é continua.
Antes mesmo da predestinação vem a presciência de Deus, no caso em Romanos é descrito como “de antemão nos conheceu”.
Deus nos conheceu, nos predestinou e quando chegamos ao ponto de ver a palavra “chamou” os heréticos de plantão gostam muito de confundir predestinação e eleição, principalmente porque para esses quadrúpedes “chamou” em Romanos esta inferindo o livre arbítrio ou seja, como se existisse a capacidade decisória da parte do homem de influencia o chamado de Deus.
É bem verdade que quem é chamado pode ou não aceitar um convite. Mas não no imperativo do Senhor Jesus, isso mesmo! O chamado de Deus não é um convite como se homemfosse uma celebridade para decidir sim ou não. é uma ordem “vinde”.
Querem a prova?
Lucas 14:15-24.
Lembremos também do que disse Jesus: “muitos são chamados, porém poucos os escolhidos”.
em santificação do Espírito, para obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo...” – Complemento da primeira parte do versículo 02.
A presciência de Deus em nos conhecer de antemão já nos predestinava ou fomos eleitos que iríamos obedecê-lo em seu chamado. Aqui partimos para observar a preposição “em” no versículo 2 de I Pedro que esta indicando uma condição à palavra “eleitos” ou seja, fomos eleitos na santificação (separados para um fim especifico e único) do Espírito para um propósito também especifico e único; a obediência a Jesus Cristo eu começa desde o chamado e para a aspersão do sangue de Jesus, onde nos aproximamos e somos cobertos e lavados por este sangue tão precioso..
Versículo 03 – Que louvor maravilhoso lemos em I Pedro ao ver que Deus é muito misericordioso porque segundo esta misericórdia fomos regenerados. Esta regeneração é total em nossa vida, não só no espírito mais também no corpo, porque devemos deixar as praticas antigas que nos levavam ao pecado.
Mais uma vez toda obra de Deus é feita para um propósito especifico e único, pois fomos regenerados mediante a ressurreição de Jesus, nós morremos com ele no velho homem e ressuscitamos regenerados no novo homem para uma vida diferente da antiga. A desesperança, o futuro incerto, o desproposito e a falta de sentido são substituídas agora por uma esperança viva, porque esta esperança é o próprio Cristo que esta vivo por isso se diz que é uma esperança viva.
Versículo 04 – E o propósito de viver esta vida com uma nova esperança é para aguardarmos uma herança não de nossos pais, não de posses ou qualquer outro bem humano deste mundo os quais são todos perecíveis, mas para uma herança incorruptível porque não provem da exploração de outras pessoa, não provem de sacrifício humano falho, não provem da dependência de outros homens. A nossa herança provem de um único sacrifício o de Jesus, ela é sem mácula porque nunca foi tocada, imarcescível porque nunca perde sua força de vida, e esta reservada num lugar fora do alcance de corruptos, esta nos céus, esta reservada para nós.
Versículo 05 – Para quem esta reservada esta herança? O que faz alguém participar do plural que encerra o versículo 04 em “nós”?
Aqueles eu são guardados pelo poder de Deus, então não é nosso próprio esforço eu nos guarde de pecar, nem há algum valor tentar evitar algo quando aquilo já nos contaminou pelo desejo de possuí-lo ou de fazê-lo. O poder de Deus faz não com que estejamos longe de coisas que nos fazem pecar, mas de fazer com que nossos corações rejeitem numa total falta de desejo pelo pecado. Como?
Através da fé que esta em nossos corações, não a falsidade de acreditar que tudo o que queremos vamos conseguir, como se isso fosse fé, pois não passa de um desejo nojento de ganância e egoísmo. Esta fé é acreditar que existe um Deus o qual não podemos ver nem ouvir aúdiovelmente, mas o ouvirmos em nossos corações não com vozes fictícias como muitos hipócritas mentirosos falam, mas o ouvimos ao lermos e lembrarmos as palavras queestão em sua santa palavra. Para que fim?
Somos guardados do pecado para a salvação preparada para ser revelada no ultimo tempo. Aqui não adianta perder tempo com os loucos que não entendem o que é salvação. Vejamos que o versículo não diz que seremos salvos no ultimo tempo, mas que a salvação será revelada no ultimo tempo, por isso estamos guardados por Deus para vermos esta salvação atuando definitivamente no ultimo dia, nos livrando do juízo eterno.
nisso exultais...” v.06
Versículo 06 –Em contraste com a exultação pelo que o versículo 05 fala não quer dizer que pelo que lemos agora no versículo 06 deveremos ter uma tristeza sem fim. Seremos em toda as nossas vidas provados por breve tempo.
Mas como suportar quando diante de uma provação que muitas vezes caímos e fazemos vir o mal não só sobre nós como aos outros que nos cercam e ver esse tempo como breve? A resposta é obvia porque pela fé vemos que tais provações terão um fim.
Vale lembrar que lendo isto não visualizemos aqueles caras que gostam de fazer o showzinho gospel fútil e sem valor como:
“Você vai passar pelo deserto”, “A sua noite vai acabar”, “Sorria e não chore porque você é mais que vencedor”, etc. e blá, blá, blá.
Olhe ao redor de si e reconheça que as provações vem porque Deus permitiu, sentimos dor, tristeza, choramos e nossa alma fica vazia porque é então que Ele o grandioso, o Eterno Jesus vem nos socorrer, Ele não vem nos criticar como fazem os patéticos que pensam que são crentes. Ele vem nos ajudar e nos levantar e nos restaurar, porque ainda que se pecarmos e não resistirmos à provação, mas nos arrependemos e pelo que fizemos ficarmos contristados é o sinal de que tal mal veio para confirmar o valor de nossa fé.
Versículo 07 – Nossa fé como o Espírito confirma a Padro é mais preciosa do que o ouro que é perecível ainda que apurado pelo fogo, pois nossa fé não é concreta nem abstrata, mas é aguardar a certeza de algo que chegará para nos recompensar com louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo.
Versículo 08 – Já ouvi muitas besteiras em muitos lugares e de muitos “pregadores” (estão mais para pregos do que na bíblia) que diziam ouvir a voz do Espírito Santo e de Jesus falando coisas que realmente eu nunca encontrei na bíblia, mas com certeza uma das maiores é de “Pinóquio” quer dizer, “pregadores” que diziam ter visto Jesus, Deus, anjos. Creio que esse pessoal esta mais para ver demônios do que as coisas celestes porque para nosso tempo a bíblia não fala nada nem confirma a capacidade de ver as coisas celestes, pois não foi para esse fim que a fé é confirmada, mas segundo o que o versículo 08 esta dizendo o que muito me alegra.
Nós nunca vimos o Senhor Jesus, mas o amamos, e isto exige o primeiro ponto de explicação da fé: “convicção de fatos que não se podem ver” e amar algo ou alguém que nunca vimos é fora da realidade humana. Se o Senhor apareceu aos seus santos profetas e patriarcas e o Senhor Jesus esteve com seus apóstolos e discípulos que não o viram, mas o tocaram e o ouviram audivelmente e também se manifestou em visão a Saulo, mas através de uma grandiosa luz vinda do céu.
Saulo não viu Jesus como os outros apóstolos, mas, o ouviu claramente. João viu o Senhor glorificado em sua forma divina e também em muitas outras formas na revelação do apocalipse. O que podemos crer e ver em tudo isto é que se algum “camarada Pinóquio” vier com um “papo” de que viu ou ouviu Jesus dizer alguma coisa que não esta na bíblia não acredite nele, pois qualquer homem que não esta descrito na bíblia que tenha tido um chamado especifico e de revelação do Senhor e de Cristo não passa de um enganador e mentiroso.
Nós também não o vemos agora, mas cremos Nele e nos alegramos com gozo inefável e glorioso.
Versículo 09 – Qual o fim de nossa fé em termos esta alegria de alguém que não vemos?
Não fim no sentido de finitude, mas, fim no sentido de finalidade, utilidade. Se bem que a Fé na revelação de Jesus no ultimo tempo não será mais com algo que temos convicção de que existe, mas não vemos e de algo que temos a certeza de que virá, mas ainda não veio. O seu sentido será substituído por: “veremos como ele é” e viveremos e tocaremos num mundo novo que tanto aguardamos.
O fim de nossa fé é a salvação de nossas almas. Isso mesmo! O corpo é mortal, mas a alma eterna, ambos sem Deus estão mortos pelo pecado. Já nossas almas estão vivificadas por Jesus e nosso corpo corruptível e mortal será transformado.
Versículos 10,11 e 12 – Ouvi numa “enrolação” quer dizer, “pregação” de um homem que usou José quando estava no Egito como ilustração para capacidade de revolução que um crente pode fazer. Dizendo que se José não era batizado pelo Espirito Santo, não falava em línguas, não profetizava e nem tinha o Espirito Santo revolucionou a prisão onde estava o que dizer de um crente que tenha todos estes aspectos.
Bem, eu nunca vi na bíblia falando que Deus nos salvou para revolução, já que toda revolução sempre é seguida de golpes, intrigas, violência, mentiras e desejo de poder e insubmissão a algum governo. E a visão que este “varão de fogo” deu de um “crente" da à impressão de um “super crente”. Pobre José foi detonado por este “cidadão”, mas não importa, pois não passa de uma mentira, já não é isso que afirma o versículo 11o Espírito de Cristo, que estava neles”. Não só José como todos os outros homens revelados na bíblia que tiveram um chamado de Deus tinham o Espírito de Cristo, ou seja, o Espirito Santo.
Também não caia no “papo” de algum “loucologo” já que de “teólogo” nada tem em dizer que o Espirito Santo e o Espirito de Cristo são distintos. Se isso o fosse, então Jesus seria apenas um profeta e o espirito que atuou nos profetas era apenas de profecia (como alguns gostam de dar divisões ao Espirito Santo). Graças a Deus que ambos são um só como O Pai e o Filho são só um pois os santos revelados no velho testamento tinham o Espirito Santo.
Estes homens recebendo as profecias de Deus e falando da graça que agora nos foi dada e investigando cuidadosamente em que tempo ou ocasião, circunstâncias e aspectos que indicavam quando os sofrimentos de Cristo deveriam vir os quais já lhes haviam sido revelados anteriormente nas profecias, como as glorias que seguiriam após seu sofrimento.
Sendo-lhes revelado e entendendo que não para eles mesmos ou para seu tempo ministravam todas as coisas que foram anunciadas por aqueles que através do Espírito Santo enviado do céu pregaram o evangelho para nós.
O final do versículo 12 é bastante interessante pois é fonte de muito besteirol para quem não entende o que Deus disse aqui. Leia bem.
O final do versículo não diz que os anjos desejam pregar o evangelho, mas anseiam atentar, observar, como se houvesse neles o desejo de mostrar aos homens que rejeitam todas estas maravilhas como receber tão grandes palavras de bênçãos. Porque foi a nós dada esta graça "Porque, na verdade, ele não tomou os anjos, mas tomou a descendência de Abraão." (Hebreus 2 : 16)

Se você ainda não leu saiba que os anjos sempre atuaram no anuncio do evangelho não como os apóstolos mas como emissários de Deus. Veja:
Atos 7.53, Gálatas 3.19, Hebreus 2.2, Apocalipse 14.6.
Versículo 13 Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que vos esta sendo trazida na revelação de Jesus Cristo.
A versão RC (Revista e Corrigida) diz: cingindo os lombos do vosso entendimento” há a palavra “lombos” da versão RA (Revista e Atualizada).
Ainda que na RC tenha esta palavra já que ela não é um acréscimo nada muda em relação ao que diz na versão RA, mas esta palavra “lombos” dá um sentido maior na compreensão deste texto. O Espírito transmite a nós para cingirmos, ou seja, apertar, envolver, rodear, proteger nosso entendimento como um cinto prende a roupa na nossa cintura (lombos) para não cair.
A versão da NVI diz: “estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas” para mim esta versão deste texto foge muito do sentido das outras versões, ainda que fale de estar com a mente preparada e prontos para agir.
Ser sóbrio como o texto diz é ser simples diante das coisas que o mundo oferece viver sem excessos, ou seja, é estar não alcoolizado pelos desejos pecaminosos que fazem com que estejamos extasiados. É realmente como a versão NVI diz é estarmos alertas para as coisas que podem vir. 
Estar alerta não é um critério para evitar a tentação, provação e tribulação, mas saber como agir na hora certa.
Assim poderemos esperar totalmente ou como diz o texto inteiramente na graça do Senhor Jesus que esta sendo trazida na sua revelação. Isso mesmo! Não que isso queria dizer que a graça de Jesus não esta revelada, o texto esta falado que a graça que esta sendo trazida na volta de Jesus Cristo são todas as coisas que serão consumadas para nosso bem.
Versículo 14 – “Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância” (RC)
“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância” (RA)
Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância” (NVI)
Complemento do versículo treze para a ação de protegermos nosso entendimento. Sermos filhos obedientes ou filhos da obediência compete não só cingirmos nosso entendimento das coisas eu nos cercam, como, não nos conformamos, ou seja, não nos amoldarmos com os pecados eu antes praticávamos.
Quando lemos a palavra conformar, não esta relacionada ao sentido popular de: “aceitar algo obrigatoriamente de forma desagradável”, mas esta relacionada ao sentido real: “Tomar forma”. Quer dizer que não devemos estar nos moldes que o pecado antes nos colocava como se fossemos uma massa ou liquido que se amolda ao recipiente colocado.
É estar desconformado, desalmodado aos padrões que o pecado de antes ou aqueles que querem viver assim nos tentam. Porque como diz o texto fazíamos estas coisas quando vivíamos na ignorância.
Versículo 15 – “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver(RC).
Preferi deixar só esta versão, pois ela diz bem o que precisamos entender do versículo 14, o contrario de conformar-se com o pecado é ser santo (separado) como Santo é Jesus que nos chamou, sendo separados das coisas nos fazem pecar na nossa maneira de viver. Se alguém perguntar por que, eis a resposta:
“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (V.16)

Versículo 17 – “E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação” (RC).
Vejamos como o Espírito revela através de Pedro a justiça e o juízo de Deus que totalmente diferente da justiça humana como, por exemplo, que usa o símbolo da estatua cega não usa um julgamento cego, mas em sua onisciência conhece todos os caminhos e intenções da mente humana nada lhe foge ao conhecimento. Por isso se chamamos por Pai ao Deus imparcial e sem acepção de pessoas, que julga e julgará cada um por suas obras (Observe que não há especificação de obras, se boas ou más, porque ambas serão julgadas) devemos andar nos portar agir, viver em temor (Um sentimento de profunda obediência) porque o tempo que vivemos neste não passa de uma peregrinação, isso revelando Deus que nossa verdadeira condição de morada está numa terra não perecível e corruptível, mas santa e eterna.

Versículo 18 – Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais” (RC)
Ao ler isto me lembro de certa musica cantada no nosso meio que em certa parte diz algo totalmente contraditório com o que vejo neste versículo: “não saberei quanto custo, ver meus pecados lá na cruz”. Ora vejamos que o próprio texto da até uma comparação de valor com o ouro e a prata, metais muito preciosos, mas corruptíveis porque são deterioráveis e a ferrugem um dia os consome. Resgatados de um modo de viver fútil ou vã ou totalmente errado já que herdamos dos nossos pais e sociedade ao que estes também receberam de seus antepassados.
Qualquer principio ou base fundamental humana com relação aos valores de uma vida correta esta em desarmonia com Deus porque somente dele herdamos todas as coisas que nos conduzem à piedade.

Versículo 19 – “Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado” – Continuação do versículo 18 em relação ao valor do sacrifício pelo qual fomos resgatados, porque ao contrario da musiqueta revela a verdade de que o quanto custou ver nossos pecados lá na cruz foi o sangue muito precioso de Jesus comparado com um cordeiro totalmente branco e sem nenhuma deformidade no corpo ou qualquer outra coisa que pudesse prejudicar o corpo do cordeiro, que nos traz a lembrança de quando foi ordenado por Deus de usar tal animal na instituição da páscoa, quando o povo ainda era escravo na terra do Egito.

Versículo 20 – “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (RC)
A existência de Cristo é deste antes da existência do mundo porque Ele não tem principio nem fim, também o conhecimento de sua existência já estava revelado nas escrituras no período do Gênesis, dos patriarcas, profetas e até antes de sua manifestação que veio ser no tempo determinado pelo Pai, como já havíamos lido nos versículos 10, 11 e 12 tudo isto por amor de nós, tanto os que o viram, ouviram através de seus discípulos e apóstolos e nós especificamente aqueles que não o vimos, mas o conhecemos através das escrituras e cremos no seu nome. Não que este amor por nós seja por qualquer coisa de mérito nosso, mas por causa de sua grande misericórdia.

Versículo 21 – “E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus” (RC)
Ao ler isto eu tenho a certeza de que jamais eu creria em Deus se não fosse Jesus, porque é mentira que se pode buscar Deus à sua maneira. Através de Jesus Cristo nós cremos em Deus, o próprio Deus que o ressuscitou dentre os mortos e o corou de gloria para que trouxesse a finalidade de nossa fé não esta no homem, nem na riqueza, mas em Deus. Mas se alguém leigamente pergunte: “mas então não cremos em Jesus” certamente você pode comparar que um pensamento tolo e leigo desse, esta presente nas Testemunhas de Jeová, pois não entendem que Jesus e Deus são um só, porque Deus lhe deu gloria para que crêssemos em seu nome e através dele e somente dele somos levados a crer em Deus.
Se você já ouviu que o maior pregador de todos os tempos foi um irmão chamado “Billi Grann” engana-se e esta sendo enganado e quem dissimula isto é maior enganador ainda, porque ele e nós não passamos de meros transmissores da palavra de Deus, leia 2 Pedro 1. 20,21. Somente Jesus foi, é e será o único maior pregador da historia, pois é Deus, que veio a nós trazer e falar a nós como ele mesmo disse: "Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar." (João 12: 49).
Quando Jesus assim falou não estava trazendo a doutrina de que era somente um homem, mas que na condição humana não falava nada a respeito de Deus por si só, mas O Espírito do Pai habitando nele e sendo Ele mesmo e o Pai um só falava aquilo que o Pai tinha a nos dizer, já que suas palavras e as do Pai eram uma só. Assim sendo Jesus é o único maior pregador de todos os tempos porque como pregador não era falível como nós.
Na verdade não passamos de arautos, pois anunciamos as palavras de outro, no caso o Rei Jesus, somente Ele é o real pregador no sentido pleno da palavra, pois sendo Deus anunciou sua própria palavra, mas quando colocado na condição de homem como nós declarou anunciar as palavras do Pai.
Observe que Deus Pai ressuscitou seu filho Jesus Cristo e lhe deu gloria para um propósito especifico: Que a nossa fé e esperança (aqui no sentido de quem se recebe) estivessem em Deus. Então certamente nossa fé não esta condicionada a algum efeito de homens.

Versículo 22 - “Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro.” (RC)
O Espírito Santo é o meio pelo qual purificamos nossas almas do pecado, obedecendo à verdade da palavra de Deus. Não há necessidade para a pergunta de que VERDADES a palavra de Deus nos chama a obediência porque a observância de sua totalidade é a pura obediência a Deus.
Mas vejamos que o versículo cita algo em especial como uma das obediências à verdade; o amor fraternal, um amor não fingido é aquele que não necessita de um manual para ser seguido, um amor fraternal que deve arder em nossos corações, ou seja, como se existisse uma chama sempre acesa dentre de nós principalmente porque tal pratica só pode ser observada por um coração puro.
Um coração puro é aquele em que não há lugar para a magoa, rancor, raiva, ou qualquer outro sentimento que contrarie o que Paulo falou sobre o que é o amor em 1ª Coríntios 13.

Versículo 23 –“Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (RA)
Versículo 24- “Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor” (RC).
Versículo 25- “Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” (RC)

A comparação do novo nascimento diferencia-se com o aspecto biológico do desenvolvimento de uma semente comum desde que é germinada até que cresce, desenvolve-se, reproduz-se e morre, já que esta é corruptível, ou seja, perece.
Já a palavra de Deus é a semente que é incorruptível, ou seja, não perece, não morre e seu desenvolvimento não esta relacionado ao curso da vida deste mundo, mas mediante a palavra de Deus, que é plantada, não volta vazia e gera frutos eternos. Como a boa terra que é viva e permanente.
Nossa carne e nossa gloria são como uma erva, sem Deus sequer temos a dignidade de sermos como uma planta frutífera, mas somos sem Deus como uma erva que não tem proveito, cresce e floresce em gloria passageira, pois se secando a erva cai sua flor.
 Em Deus somos como arvore plantada em terra boa junto às águas, que no seu devido tempo floresce e dá o seu fruto, porque a palavra de Deus permanece para sempre e essa palavra é o evangelho que em nós foi pregada.

Possa ser que mesmo com esta explicação não se entenda o que é a erva e a gloria humana e o que é o fruto que esta em Deus. Pois bem relembremos o que diz Gálatas 5:16 – 26 e veremos as obras da carne e os frutos do Espírito e entenderemos o que Pedro quer dizer.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...