domingo, 8 de setembro de 2013

O SANGUE DE JESUS

"Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." (Mateus 26 : 28)

A palavra sangue aparece na bíblia em torno de 385 ocorrências.
A primeira vez que aparece esta em Gênesis 4:10 e a ultima em Apocalipse 19:13. A primeira esta relacionada a sangue derramado injustamente e a ultima em relação a sangue derramado pela justiça.
É evidente que o sangue é vital para nossa vida, já que desempenha um importante papel no nosso corpo, mas não funciona só, mas em conjunto com todos os outros órgãos do corpo humano. Então por que vemos tão grande mistério e importância neste elemento da vida em relação à santidade e salvação do povo de Deus?
A NOVA E ERTERNA ALIANÇA

Certamente segundo a lógica humana o sangue não limparia algo de forma a clarear, mas deixaria tingido totalmente de vermelho. O mistério do sangue na redenção da vida do homem esta presente desde o momento da queda do homem.
"Vinde então, e argui-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã." (Isaías 1: 18).

"E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu." (Gênesis 3 : 21).
O pecado revelou que o homem estava nu, mas o fator determinante na queda não esta no fato em o homem e sua mulher viram que estavam nus, mas pela desobediência à ordem direta do criador.
O pecado atuou e para cobrir o pecado, ou seja, presença da redenção através do perdão, que significa “cobrir” houve a necessidade do derramamento de sangue pela vida do homem.
Certamente para que o homem e sua mulher estivessem vestidos com vestes de pele o Senhor permitiu o sacrifício de uma vida, no caso um animal no texto de Gênesis 3:2.

SANGUE DOS INOCENTES DERRAMADO – Abel foi o primeiro inocente a ter seu sangue derramado por um pecador por servir ao Senhor. Ele é não é um tipo de cristo, mas uma figura do ministério de Cristo que foi morto por causa do ódio e inveja dos pecadores.
Êxodo no capitulo 12 é uma clara referencia ao sacrifício de Cristo, figurado no sacrifício do cordeiro, o qual o sangue os hebreus tomaram e passaram nos umbrais das portas, para que onde estivesse aquele sangue o anjo da morte não tocasse.
Isso mostra a redenção no sangue que nos livra da morte.
A circuncisão era uma aliança com derramamento de sangue, porém sem morte.
A antiga aliança constava de leis, ritos e derramamento de sangue de animais, que nunca foi possível apaziguarem a ira de Deus.
Nossas vidas estavam fartas de pecados, acumulados até a Ira.
Sacrifícios irracionais já não eram mais suficientes.

“11 De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR”? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
12  Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
13  Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene.
14  As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
15  Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
16  Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
17  Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.” (Isaias 1:11-17).

Aqui chegamos ao ponto profetizado e esperado por todos os tempos, um sangue perfeito, um sacrifício racional e espontâneo, uma oferta maior que tudo o que já foi oferecido, porque não foi de homens, mas pelo próprio Deus, um sacrifício oferta de Deus para Deus por nós. O sangue de Jesus.
Ele é a nova e eterna aliança feita no seu sangue, a qual não estaria mais escrita em tabuas de pedra ou madeira ou pergaminhos ou qualquer outra coisa. A nova aliança não feita por um mediador humano pecador como nós, mas a nova aliança que cessaria para sempre a mancha do pecado em nossa alma, e aniquilaria o poder do diabo, a saber, a morte.

“31 Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei uma aliança nova com a casa de Israel e com a casa de Judá.
32  Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; porque eles invalidaram a minha aliança apesar de eu os haver desposado, diz o SENHOR.
33  Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
34  E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.” (Jeremias 31;31-34)

 O Sangue de Jesus Cristo o cordeiro de Deus perfeito, não seria somente aspergido sobre nós, mas dado a nós para beber para purificação de dentro para fora.
Entendamos que o sangue de Jesus foi derramado por nós e não para nós.

“4  Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados todos os anos.
Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste; (Ele nasceu para morrer por nós)
6  Holocaustos e sacrifício pelo pecado não te agradaram. (Só Jesus agradou ao Pai)
7  Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
8  Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e sacrifícios pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
9  Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. (uma aliança incapaz de ser aniquilada)
10  Na qual vontade temos sido santificados pelo sacrifício do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez por todas. (Foi por causa dele e não de nós)
11  E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
12  Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
13  Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
14  Porque com um só sacrifício aperfeiçoou para sempre os que são santificados. (Quem é perfeito não vive na pratica do pecado)
15  E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
16  Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniquidades.
18  Ora, onde há remissão destes, não há mais sacrifício pelo pecado.” (Hebreus 10: 5-18).

O sangue redentor de Jesus, o mistério reservado por tempo, revelado na plenitude dos tempos, nos foi dado, o bom e alto preço, assim esta verdade não é como se diz: “Não saberei quanto custo ver meus pecados lá na cruz”. Porque seu sangue foi o alto preço, nós fomos comprados com este sangue não do diabo, mas do poder do pecado e da morte.

"Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."  (I Coríntios 6 : 20)
"Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos dos homens."  (I Coríntios 7 : 23)

Assim tão grande valor imensurável de sacrifício e oferta não esta valorizado na disputa por cargos, no número de membros, na diferença entre quem esta no que se define por altar e quem esta embaixo, não esta nos eventos, não esta nos encontros particulares entre igreja, não esta nos templos, não esta na comodidade dos templos, não esta na placa nominal da igreja.
Esse valor foi pago para vivermos a verdadeira proeza: O amor, a esperança, a fidelidade, o companheirismo, a justiça em ver que assim como fomos perdoados perdoamos aqueles que nos tem ofendido, a honra uns para com os outros que não esta na posição social ou por poder dentro da igreja, mas pelo caráter transformado por Cristo.

Este é o sangue que nos purificou.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...