quarta-feira, 29 de junho de 2011

SALADA MISTA DE DOUTRINAS




ANTI-RESPONSABILIDADE PESSOAL – Não é de hoje que ouço e vejo a pratica dessa doutrinésia em diversas denominações, inclusive ensinado isso em seminários. Essa doutrinésia se baseia em que o pastor é o responsável pelas vidas das “suas” ovelhas e deverá prestar contas a Deus nos céus.
É claro que eu não iria me esquecer da escadinha heresesarquica da galera do fogo: O arcanjo (O Cara) prestará contas de seus pais de apóstolos, o pai de apóstolos (esse cara deve pagar um pensão muito alta com tantos filhos) prestará contas de seus apóstolos, os apóstolos (esses fazem missão de jatinho particular e de carro do ano) prestarão contas dos seus pastores, os pastores prestarão contas de seus lideres, os lideres de seus líderes de células, e os lideres de células das ovelhas (o pau-mandado).
Nessa mutreta falada em púlpito (de cristal em igreja de rico e compensado em igreja de pobre) convencem os gaviões da fiel (os líderes) a convencerem as ovelhas a ofertar mais e mais e mais e mais... Não tem fim!
Porque o pastor é quem vai dar conta das ovelhas pra Jesusio no céu e por isso é cansativo e caro ser pastor.
Nesse ponto o cara se enche de vangloria e diz que não queria ser pastor e que é pesado demais, mas que o homi mandou tem de obedecer, ai só resta eu vou, eu vou... Vou aproveitar a gordura das ovelhas. Tudo por causa daquele versículo mal interpretado:
"Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil." (Hebreus 13 : 17) – RC
“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” (Hebreus 13 : 17) NVI
“Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestas contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros. (Hebreus 13: 17) RA
Coloquei os textos nas três principais versões atuais. Observe que a galera helênica só vai observar a raiz grega, mas não o recurso do nosso português.
Note que as três versões tratam que os “guias” (aspas apenas para destaque) velam por nós como quem deve prestar contas, não como quem vai prestar contas. Aqui o português deixa claro que a conjunção (como) é comparativa.
Claro que o pessoal dessa doutrinésia vai sempre optar pela versão RC (Revista e Corrigida), já que as outras falam de lideres e guias ai não pega bem porque só os pastores são responsáveis pelas ovelhas.
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14: 12).
Possa ser que esse pessoal não conheça essa passagem. Eles deveriam escrever ela num quadro negro do tamanho de suas arrogâncias.
A coisa é tão banal que eu ouvi de um cara que é... Espera ai! eu vou mostrar como que se deve anunciar hoje em dia o pessoal da alta sociedade eclesiástica:
PASTOR HÁ TANTOS ANOS, FORMADO EM TEOLOGIA, BACHAREL EM SEI LÁ O QUE, DOUTORADO EM SEI LÁ O QUE, PROFESSOR.... É! A lista é grande.
Sendo que esse cara com alguns desses grandes benefícios disse assim:
“É irmãos! A coisa não é fácil pra pastor não, e se acontecer de alguns de vocês de desviarem quando o pastor de vocês chegar no céu o senhor vai cobrar dele com uma lista e perguntar cada as minhas ovelhas?. Ai vou ser barrado na porta do céu.”
Sacanagem uma coisa dessa com o que diz a palavra de Deus.
"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas." (João 10: 11)
Incrível que existe “pastor” que auto afirme esse versículo para si. Usurpando a posição do Unigênito de Deus Jesus Cristo o único de que fala este versículo para toda a eternidade. Amem!
Só o nosso Deus Jesus é o Único Pastor, pois ele foi quem deu a vida por nós, não um cara qualquer pecador como qualquer um de nós e se auto afirma que dá a sua vida pela igreja.
"Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas." (João 10 : 12).
Mercenários são os credores dessa doutrinésia, pois a todo tempo abandonam seus companheiros não em ação física (às vezes) mas em ação mental em ver e participar de heresias e fazer com que suas igrejas andem no mesmo erro.
Essa é a verdade que a palavra fala acerca dos servos de Deus capacitados para instruírem seus irmãos (enquanto pequeninos) a servirem a Deus:
Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?
“Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.
Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.
Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;
E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,
Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,
E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” (Mateus 24: 45-51).
SOBRECARGA ESPIRITUAL
– Vou contar que me surpreende com essa. Ainda não tinha presenciado tal doutrinésia até o dia em vi e ouvi o cara pregar isso em pleno culto de doutrina.
Essa doutrinésia é assim: Segundo esse cara nós quando estamos com muitos cargos na igreja (o que já é super-errado, mas faz o quê com os egoístas?), ou mesmo ocupar uma posição (isso eles falam do chamado de Deus) de pastor, missionário (só são aqueles que estão por ai e não tem um emprego secular) o crente fica como uma ovelha que vai ficando gorda e cheia de lã e acaba tropeçando, ai o pastor tem de vir e levantar a ovelha e tosquia-la e botar pra correr pra queimar essa gordura.
Que besteirol mais horrível e nojento que já ouvi. E o cara ainda citou um versículo que Jesus falou, mas creio que ele mesmo não entendeu o que o Mestre disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11: 28-30).
Se Jesus disse que seu fardo é leve como que essa doutrinésia vem com papo furado de que há sobrecarga espiritual? Bem falou Paulo:
"Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si mestres conforme as suas próprias concupiscências;" (II Timóteo 4: 3).

O que acontece com estes é isto:
“Já estais fartos! já estais ricos!”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...