sexta-feira, 8 de abril de 2016

Líderes que ajuntam vs Líderes que espalham

Líderes são aqueles capazes de inspirar, motivar, delegar, incluir e respeitar seus irmãos quanto a fé é colaboradores quanto à expansão do Reino de Deus, promovendo um ambiente inclusivo, colaborativo, coeso, desafiador e organizado para a realização de tudo quanto a obra da igreja dirigida por cada líder desse exemplo citado acima.
Um líder deve trazer consigo um ar de empatia, educação, sensibilidade, altruísmo e um bom sorriso no rosto.
A desculpa esfarrapada de líderes incompetentes e que trazem o oposto de tudo que falei pode se enquadrar nesse exemplo absurdo do uso incoerente da Bíblia: Certos líderes justificam seus atos de antipatia, brutalidade, ignorância, indiferença e egoísmo, utilizando a passagem da palavra de Deus que fala que até mesmo Satanás pode se disfarçar de anjo de Luz. O que dá a justificativa furada desses homens agirem de forma grotesca simplesmente pela comparação que ainda não consigo entender com líderes que são cativantes e que tem atraído pessoas.
Sabemos que há atualmente uma gama de líderes de denominações que tem arrebatado pessoas e mais pessoas por sua forma de falar e agir com as pessoas, mas isso não os torna o sentido de II Coríntios 11:14, nem mesmo justifica seus atos de vandalismo da educação que se recebe de casa, ou seja ensinada por nossos pais quanto ao respeito com o próximo, gentileza, bom humor, etc.
Chegar na casa alheia e promover de forma desenfreada atos de mudança ora radicais ora profanos, porque como toda pessoa tem uma personalidade, também o conjunto de pessoas que formam uma igreja criam uma identidade desta congregação, algo que de longe qualquer pessoa identificará tal comunidade igreja.
Jesus foi e sempre será nosso maior exemplo de Líder que ajunta. Jesus não veio trazer doutrina nova (Vinho) para colocar em odres velhos (Velho Homem), nem mesmo trazer doutrina nova para o judaísmo, mas trazer a verdadeira doutrina vinda do céu para ser colocada no novo homem feito através de seu sacrifício na cruz.
Jesus foi ajuntador (Mateus 9:16,17).
"Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha." (Lucas 11:23)
O líder ajuntador e que segue o exemplo de Jesus sabe que um líder não age por conta própria, mas como um colaborador de Jesus (Comigo).
Certamente se um líder for a razão de pessoas saírem da igreja ele está agindo diferente do o Senhor nos ensinou. Algo explicável é que pessoas saem das igrejas por causa do próprios pecados que não querem abandonar, mas quando pessoas são destratadas, marginalizadas, incompreendidas por um líder abusivo de poder e conflitante por seus costumes, tradições, doutrina em que foi discípulado diverge da igreja por ele dirigida, isso é injustificável e incabível.
Um líder de Jesus, um pastor ordenado por Deus sabe que ele não é um rei, nem um ditador para agir de forma leviana a fazer tudo o que quer ao seu bel prazer, mas sabe que na igreja um líder, um pastor não passa de um servo como todos os irmãos em Cristo e que ele é como um grão mestre, uma ovelha guia ou com características patriarcais, como o pato líder na formação em "V".
Um líder e pastor de Deus não é e nunca será a figura de pastor que só Jesus é: O que guia as ovelhas com a vara e cajado.
"E João lhe respondeu, dizendo: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não nos segue.
Jesus, porém, disse: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim.
Porque quem não é contra nós, é por nós."
(Marcos 9: 38-40).
Se um irmão tem uma posição diferente do líder quem disse que sua opinião deve ser desprezada como se o líder ou pastor fosse Deus, inquestionável?
De forma alguma! Um líder de Deus sabe que divergências nem sempre indicam opiniões diferentes mas corretas, mas que ou uma das opiniões é mais propícia ao momento ou que ambas opiniões cheguem ao consenso comum.
Um líder que destrata a opinião alheia age de forma brutal buscando apoio daqueles que tudo o que tal indivíduo faz é correto é aceitável. Porque tal exemplo de líder com atos covardes sabe que se perguntar a opinião daqueles que não são meros capachos como os que ele busca apoio não lhe apoiaram caso seus atos sejam inaceitáveis.
Jesus nos chamou para sermos um com o Pai e vivermos em unidade não o contrário.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...