domingo, 30 de março de 2014

UM POUCO SOBRE O QUE É O NOVO NASCIMENTO


TEXTO BASE:           João 3: 1-21

·         QUEM ERA NICODEMOS?
Nicodemos era um Fariseu, líder entre o seu povo judeu, conhecedor das leis Mosaicas e da história do seu povo, ciente de que o Messias um dia surgiria.

·         POR QUE JESUS NÃO RESPONDEU AO QUE NICODEMOS QUIS SABER?
Jesus não leva em conta a observação de Nicodemos porque os sinais que Ele (Jesus) fazia não eram para glorifica-lo, mas para cumprir a palavra de Isaias 53: 1-12 e Isaías 61: 1-11.

·         POR QUE NASCER DE NOVO?
Porque só quem nascer de novo poderá ver o Reino de Deus. O primeiro homem foi feito alma vivente, mas o segundo homem é feito espirito vivificante, o que nos faz entender que uma pessoa nascida em Deus não anda segundo o curso deste mundo.

"Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante." (I Coríntios 15: 45).
"O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu." (I Coríntios 15: 47).

·         POR QUE NICODEMOS NÃO ENTENDEU A MENSAGEM?

Nicodemos apesar de conhecedor da lei, a conhecia apenas pela letra, ou seja, superficialmente apenas viu preceito, leis e deveres, mas não o significado da lei, que sem Deus em nossos corações não podem obedecer, assim todo nascido em Deus é que pode herdar o Reino de Deus. E também para cumprir o que Jesus disse:

"Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes sejam perdoados os pecados." (Marcos 4: 12).

·         JESUS NOVAMENTE NÃO RESPONDE A PERGUNTA DE NICODEMOS.

Evidentemente Jesus não tinha porque responder ao comentário de Nicodemos, pois não estava falando de Nascimento biológico, mas, usou uma metáfora para ilustrar o que é ser nova criatura.
Nascer da água e do Espírito significa que Jesus estava falando do batismo e da promessa da efusão do Espírito Santo. O mundo surgiu do meio das águas, pelas águas pereceu, o povo de Deus passou pelo meio das águas e como águas vivas o Espírito Santo seria dentro dos nascidos de novo.

"E todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar,"
(I Coríntios 10: 2).

“Pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio.” (2 Pedro 3: 5-6).

Nascemos na carne, vivíamos na carne, nossas obras foram segundo a carne, então para que sejamos nascidos do Espírito para sermos espirito, é necessário nascer de novo.
Nascer de novo não depende de nós, depende de Deus nos chamar para o seu Filho Unigênito.
Nascer de novo é uma mudança radical de vida, de pensamentos, de comportamento, exige arrependimento, fé em Jesus Cristo, abdicar dos prazeres mundanos, ir contra o conceito moral do mundo.

"E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção."                               (I Coríntios 15: 50).

"Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."  (Romanos 8 : 29).

"E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou."  (Romanos 8 : 30).

"E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade"  (Efésios 1 : 5).

·         O que significa João 3: 8?

“Porque, se torno a edificar aquilo que destruí, constituo-me a mim mesmo transgressor.
Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus.
Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2: 18-20).

Alguém que é nova criatura já não anda mais conforme suas próprias vontades, porque é guiado segundo o vento não tem ponto inicial e nem final em seu percurso, ou seja, o Espírito Santo é aquele que assopra onde quer, mas nós somos os que não sabemos de onde Ele vem nem pra onde vai, porque não tem principio nem fim, é como uma aliança.

·         Jesus responde segundo a pergunta de Nicodemos

Nicodemos era Mestre Fariseu, mas não compreendia a mensagem de Jesus Cristo porque ainda que se usando de metáforas humanas, ou seja, coisas terrenas Nicodemos não conseguia entender, jamais entenderia a clareza espiritual. Ainda que sendo mestre em Israel.
Jesus e os profetas falavam que do sabiam e do que viram da parte de Deus, mas mesmo assim Israel não creu.
Verdadeiramente Jesus é o único que subiu ao céu, aqui o verbo é ativo, ou seja, Jesus fala a Nicodemos da sua ascensão, todos ou outros homens como Enoque, Elias e o homem que foi arrebatado ao terceiro céu mencionado por Paulo, todos eles o verbo é passivo para a pessoa destes, ou seja, eles foram arrebatados e não subiram ao céu por livre vontade.
Jesus é aquele figurado pela serpente no deserto, tornando-se maldito e visto como algo vil (semelhante a uma serpente), mas todos aqueles que olharem para Ele seriam salvos para a vida eterna.
Observe que o famoso texto de João 3: 16 vemos que Deus amou o mundo, não o cosmos ou o sistema mundano, mas a humanidade de tal maneira que entregou seu filho único para que morresse em nosso lugar, mas somente aqueles que cressem em Jesus teriam a vida eterna.
Que crê em Jesus ou nasce de novo em Cristo livrou-se da condenação vindoura. Mas aquele que rejeita ou não crê em Jesus e não se arrepende já esta condenado, porque para este o que resta é um estado de fechamento da mente para ver a luz.
Porque a condenação é que Jesus a luz vinda ao mundo, mas os homens preferiam as trevas a luz, e por quê? Porque suas obras sendo más seriam reveladas pela luz, pois a luz a tudo ilumina.
Todo aquele que persevera no pecado odeia a luz, porque jamais a luz aprovará ao que é reprovável pela luz, por isso os homens que amam as trevas odeia a luz, ou seja odeia Jesus.

Mas nós os que nascemos de novo, nos aproximamos de Jesus para que nos mostre quem realmente somos, a fim de que nossas obras seja feitas em Deus.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...