terça-feira, 18 de dezembro de 2012

POR QUE PRECISAMOS DA PALAVRA DE DEUS?


A palavra de Deus sempre esteve presente e atuante, mesmo antes da fundação do mundo, mesmo antes de existir o homem. Ela é verbo, porque sua ação é eficaz e imperante.
Por que precisamos da palavra de Deus? Porque por sua palavra fomos criados, bem como todas as coisas.  (Gênesis 1 e 2).
O que hoje vemos e tocamos na palavra de Deus escrita, trilhou um longo caminho para que pudéssemos tê-la como hoje está.

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” (Hebreus 1.1).

Observemos duas frases bem conhecidas:
1º - A bíblia é a palavra de Deus ou contêm a palavra de Deus?
2ª A bíblia fechada é só um livro, mas aberta é a palavra de Deus.
Realmente no que o primeiro ponto diz ambas as afirmações são corretas já que Bíblia (do grego βίβλια, plural de βίβλιον, transl. bíblion, "rolo" ou "livro") não só contêm a palavra de Deus como é a própria palavra de Deus.
Já a segunda afirmação é enganosa já que fechada ou aberta, lida ou não, praticada ou não sempre será a palavra de Deus, porque ela não necessita do homem, mas sim o inverso.
Quando falamos da palavra de Deus para muitos vem à mente apenas a visão do objeto físico, mas não veem que falamos daquilo que Deus diz a nós homens pecadores. Não chama a atenção para fatos históricos, genealogias ou qualquer outro assunto que fuja da sua missão: “Que o homem é pecador e necessita da gloria de um Deus único, que na revelação de si mesmo através de deus filho unigênito nos dá santidade e salvação da nossa alma”.

A palavra de Deus é o fiel da balança e esta não se submete, amolda-se ou é manipulada por sabedoria humana, tradição, morais e costumes humanos, cultura ou qualquer outro tipo de influencia humana. A palavra de Deus é imutável, indissolúvel, não readaptada e não revisada de forma que mude a sua pureza daquilo que verdadeiramente Deus nos diz.

"A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre." (Salmos 119.160).
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."  (Mateus 24 .35).

Acreditar que a palavra de Deus não pode ser levada ao dito popular “ao pé da letra” carecendo de uma revisão ou readaptação aos tempos modernos é desacreditar de sua inerrância. Questionar suas ordenanças e preceitos é questionar sua inspiração e desacreditar de sua canonicidade.
Ignorar o que a palavra de Deus diz sobre o que é a verdade e o modo digno de viver do homem é torna-la obsoleta e volúvel.

“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” (2 Pedro 3. 15-16).

A palavra de Deus não engana a ninguém nem pode ser usada como objeto para engano porque é verdadeira o que a distorce são os homens que não a compreendem e aqueles que não querem ouvi-la, ou seja, enganam-se e são enganados. Todo aquele que distorce a palavra de Deus e todo aquele que crê nas mentiras de tais atitudes não julgando como espirituais ambos não são de Deus, porque se fosse ouviriam a palavra Deus.

"Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8. 47).

"Mas o que é espiritual discerne bem tudo..."  (I Coríntios 2. 15).

Tão grande situação que se advém ao mundo nestes tempos faz com que para muitos que estão entre a cruz e o punhal, entre o viver e suicidar-se questionem o que é a verdade, onde ela esta e como permanecer nela, quando na verdade a resposta já esta dada, pois em Deus não há sombra para dúvidas porque o que crê não dúvida questiona sim os atos humanos, mas nunca os de Deus.

“A tua palavra é a verdade." (João 17. 17).

"Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado." (Romanos 14. 23).

“Em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte." (Tiago 1. 6.)

Para o que é cego, surdo, mudo e morto não há lado neutro porque descrê do que realmente é a verdade de Deus, crendo no que é apenas aparente e esta perto, julgando pela aparência do homem.

Mas para o que crê não há dúvidas e sim fé que nos leva cada dia mais perto da salvação que esta prestes a se revelar, por isso tendo tal tesouro nos apeguemos mais firmes às promessas que nos estão reservadas, promessas estas que não são individuais de forma a haver distinção, discriminação ou qualquer comparação para mais ou para menos, mas esperamos a promessa que é universal.
Rejeitando as coisas que são vergonhosas e corrompem a unidade e santidade de cada um de nós: prostituição, adultério, divórcios, instabilidades, mentiras, abusos, intrigas, ganancias, desafetos, corrupção, uniões abomináveis, traições, negligencias, enfim toda sorte de impiedades que tem manchado a igreja de Deus e desde já lavemos nossas vestes no sague do cordeiro para estarmos justos diante do trono e do cordeiro.

“PORTANTO, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas.
Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação, a qual, começando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram;
Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?” (Hebreus 2. 4).

“Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.” (Apocalipse 7. 14-17).

No dia que celebramos a Deus pela bíblia que hoje nos é acessível, a nossa gratidão não se limita ao fato de que em nossa nação temos acesso livre a ela, mas sim pelo fato de Deus nos ter revelado a sua palavra através de homens santos que foram por Deus inspirados.
Ao passo que outras nações nem sequer possam professar a crença na palavra de Deus livremente como nós, se bem que não há lei ou governo ou rei na historia que conseguisse impedir a crença de qualquer homem em que quer que fosse, ainda que aparentemente forçados a adorar outro deus e seguir outra crença que não a sua, nenhum homem é preso por outro em sua mente a não ser pelo pecado.
Em vista disso para nós nem tudo que reluz nem sempre é ouro já que tendo tamanha liberdade a disseminação do erro é maior, cumprindo-se o que disse a própria palavra de Deus de sim mesma nos últimos tempos.

“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.
E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.”
(2 Pedro 1: 1-3).

A bíblia tem sido tornada como um produto de comercio, barganha e manipulação dos sentimentos humanos. Não só no conjunto em si de livro, tendo modificações no seu conjunto para atrair ao consumidor que deixou de ser crente e observador e cumpridor da palavra, ganhando variações como:
Bíblia do homem disso, bíblia do homem daquilo outro.
Bíblia da mulher disso, Bíblia da mulher daquilo outro.
Bíblia para jovens, Bíblia para o empresário, pregador, profeta, pastor, uma grande variedade à disposição do comprador que variam também desde o modelo, cor, tamanho, capa, tipo de material, se simples ou de luxo.
Você quer bíblia de que?

Da mulher?
Da criança?
Do Jovem?
De vitória financeira?
De batalha espiritual?
Tradicional?
Pentecostal?
Etc. etc. etc...

Portanto guardemos firme a palavra que nos foi dada:

"E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22. 19).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...