sábado, 13 de agosto de 2011

O TRIGO E O JOIO

Como é interessante ver que desde a criação do homem e da história do povo de Deus o Mau e o bem estão em constante conflito e ao mesmo tempo paralelos num circulo principal que pode definido como “de Deus”.
Claro que não pode ter uma autenticidade de Deus, pois nele não há imperfeição. Há outro circulo de abrangência, do Diabo, com todos os filhos das trevas, mas que disfarçadamente sempre estiveram no meio do povo de Deus. Vejamos alguns exemplos.
No Édem junto com o homem e a mulher estava também o Diabo disfarçado na serpente, até o momento oportuno em que seduziu, enganou e tentou a mulher, que por sua vez induziu seu marido.
Fora do Édem junto da oferta de Abel (O Sangue do justo que clama) estava também Caim, que assassinou seu irmão.
Junto da linhagem de Sete, estava a linhagem dos maus. Enoque, da linhagem de Sete, estava no meio de uma geração corrupta, até o tempo em que foi levado para junto de Deus.
Na arca de Noé, talvez alguns pensem que estavam a salvo da contaminação do mau, mas vemos na verdade que após saírem da arca, num mundo pós-diluviano, totalmente desabitado com exceção destes, testemunhas do juízo de Deus sobre os pecadores, não houve abertura para a semente do pecado. Engana-se que pensa assim.
Cã foi seduzido pelo pecado e ao ver a desgraça da embriaguez de seu pai ao invés de ajuda-lo para não ser exposto a vergonha maior, contou a seus irmãos, que não olharam para a vergonha de seu pai e cobriram-no.
A nudez era um sinal de vergonha pela exposição do corpo despido, onde revela tudo o que era uma pessoa. Certamente havia alguma tradição oral, passada de pai para filho sobre o que aconteceu no Édem, de como a nudez de nossos primeiros antepassados foram mostradas revelando seus pecados.
tinha uma esposa que desobedeceu a Deus, mas foi logo punida. Também passou a habitar numa cidade corrupta; Sodoma, vizinha de Gomorra, ambas receberam justo castigo de Deus, mas seu justo foi tirado do meio dos ímpios.
A Semente de corrupção permaneceu, pois suas duas filhas cometeram incesto, induzindo seu pai, através da bebida para cometer este deslize.
Na caminha de Abraão houve o surgimento de sua linhagem, através de Isaque (os filhos da promessa), e o da escrava (os filhos da escravidão) através de Ismael. Logo após despedir Agar e Ismael, talvez pensássemos: “Agora não há mais semente do mau no meio do povo de Deus”, engano, da própria semente de Isaque veio a semente do mau.
Isaque teve dois filhos, Esaú e Jacó, destes dois, o mais velho, ou seja, Esaú tendeu para o mau e negou os valores da promessa. Mesmo havendo uma reconciliação entre estes no final não há uma descrição como Esaú tendo mais parte na promessa de Deus.
Jacó estava habitando no meio de uma família (Labão) que recebeu os beneficio de Deus através dele, mas que adoravam a outros deuses, mesmo vendo que as bênçãos vinham de um Deus único, o Deus de Jacó.
Israel e seus filhos passaram a provação de misturarem-se com um povo que não pertencia a aliança de Abraão, o povo de Siquém, tudo pelo fato de Siquém, filho de Hamor, príncipe daquela terra, ter coabitado com Diná sem ter sido esta entregue a ele como esposa, como acontecia em Israel.
A ação vingativa que Simeão e Levi tiveram se foi um juízo de Deus, não sabemos se sim ou se não. O que podemos ver é que essa atitude de certa forma impedia que houvesse uma miscigenação entre estes dois povos.
José passou sérios problemas relacionais com seus irmãos antes de ser vendido como escravo, mas não caracterizo isso como um paralelo entre bem e mal. Já no Egito vemos como Deus faz com que seus escolhidos sejam capazes de habitar no meio de ímpios sem ser corrompidos, José é esta testemunha.
Judá filho de Israel tomou por mulher Sua, filha de Hira, da terra de Adulão. Pessoas que não serviam ao Deus de Israel, e colheu as consequências dessa insensatez, tendo filhos (Er e Onã) que foram desobedientes a Deus e morreram por isso.
• Ente os doze filhos de Jacó (Israel) também houve aqueles que praticaram más obras, próprias de filhos das trevas. Houve entre eles: Adúltero (manteve relações sexuais com a própria madrasta) Rúben.
Na trajetória do povo de Israel pelo deserto são muitos os exemplos daqueles que eram semente do mau e do povo de Deus.
Nadabe e Abiú, filhos de Arão são exemplos de corrupção no meio do povo de Deus, eles eram sacerdotes e por oferecerem fogo estranho morreram.
Dos doze espias somente dois (Josué e Calebe) animaram o povo a prosseguir, enquanto que os dez restantes duvidaram da promessa do Senhor.
Coré, Datã e Abirão são responsáveis por uma das varias rebeliões do povo, a fim de levantar uma empreitada de regresso ao Egito, assimtambém acontece hoje em nosso meio, aqueles que entram nas igrejas para fisgar fracos para o mundo novamente e aqueles que dissipam as igrejas tirando membros de uma igreja para outra.
Acã, participante das obras que aconteceram no deserto e na posse da terra, transgrediu a aliança por apenas alguns objetos fúteis.
Abimeleque, filho de Gideão, matou seus setenta irmãos para se constituir governante sobre seu povo.
Sansão que foi enganado por sua própria mulher, Dalila, que estava junto de si.
• O que dizer da desgraça que aconteceu a tribo de Benjamim por causa de alguns poucos que fizeram a loucura de abusar da concubina de um levita.
Os dois sacerdotes filhos de Eli, Hofni e Finéias, que cometiam o crime de abusar das ofertas do Senhor.
O que dizer do contraste entre Saul e Davi? Ambos foram escolhidos pelo Senhor para serem reis. Mas o que deu errado para Saul? Seu próprio pecado o fez cair. Bem diferente de seu filho Jônatas, herdeiro legitimo do trono que nunca ousou perseguir Davi, mas amou como a própria alma e viu-o como escolhido do Senhor.
• Muitos dos homens valentes de Davi que lutaram ao seu lado acabaram se revelando homens maus.
Amnom, filho de Davi, sendo testemunha de tudo o quanto o Senhor havia feito ao seu pai, caiu na desgraça de abusar de sua própria irmã.
Absalão, filho de Davi, intentou tomar o reinado de seu pai e mata-lo.
Joabe, capitão dos exércitos de Davi, voltou a mão contra seu rei.
Salomão foi escolhido por Deus para ser rei em lugar de seu pai, mas Adonias seu irmão intentou usurpar este lugar.
Roboão e Jeroboão se tornaram reis nas casas dividas do povo de Deus, Judá e Israel, ambos eram um tipo de joio.
• Por muitas linhagens de reis vemos tipos de joios e trigo.
Entre os profetas vemos muitas advertências ao povo sobre os laços no meio do povo, sobre os joios que estavam no meio da congregação e faziam cair ao povo.
Entre os discípulos haviam aqueles que abandonaram a Jesus quando foram confrontados com a verdade.
Entre os apóstolos estava Judas que traiu o senhor.
Entre a igreja estavam os falsos crentes que eram judaizantes e queriam perverter o caminho da graça.
Nas igrejas gentílicas estavam os falsos mestres querendo misturar a lei da graça e os conhecimentos humanos.
Em toda a historia da igreja estavam presentes os joios e os trigos. Sendo os joios enredados pelos próprios joios e os trigos plantados, colhidos e cuidados pelo senhor.
Hoje em nosso meio há uma demanda maior de joios: Pastores, músicos, cantores, diáconos, professores de EBD e membros. Sim! Todos estes escondidos nas igrejas, ensinado mentiras, engando inconstantes e insensatos. Capturando para dentro das igrejas não vidas, mas capturando mais e mais joios.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...