sexta-feira, 3 de junho de 2011

CANTAR A VERDADE OU CANTAR O QUE AGRADA AOS HOMENS?


O QUE É O MINISTÉRIO DE LOUVOR E ADORAÇÃO? QUAL SUA FUNÇÃO?
É entre nós conhecido o texto de João 4:21-24 “crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
Com o titulo de VERDADEIRA ADORAÇÃO ou VERDADEIROS ADORADORES. Saibamos que de nenhuma forma o texto esta particularizando sobre Ministério de Louvor/Adoração (grupo musical de igreja), tampouco fazendo qualquer tipo de alusão. Trata-se de todos os crentes, cada filho de Deus e antes de qualquer contato com música já somos adoradores em espírito e verdade e devemos praticar isso.
O Ministério de Louvor e Adoração é a missão de nova criatura, dada a nós, para isso fomos criados; para adorar a Deus. Nunca foi pronunciado que esta individualizada a um grupo musical ou banda. É nessa autoridade que todos têm o direito de não só tomar o nome na família de Deus como também ser identificado como MINISTRO DE LOUVOR.
ISSO MESMO! Assim como hoje somos sacerdotes para nos achegarmos ao sumo sacerdote Cristo Jesus, assim somos ministros de louvor para o nosso coração e daqueles que não tem o conhecimento da adoração a Deus. Nada de acreditar no chavão patético de que tais títulos se dão somente a soberbos que se individualizam com estes títulos, fazendo que a igreja seja uma mera expectadora ou a ministrada.
Que verdades há nessas palavras: EM ESPIRITO E EM VERDADE.
1º EM ESPIRITO - Deus é Espírito e nós vivemos pelo Espírito, de forma que, devemos cantar coisas que se refiram a coisas espirituais. Os Salmos retratam canções de louvor pelo que Deus fazia por seus servos, ante as situações aqui no plano terreno, e isso quer dizer a não cantar coisas que se refiram a coisas terrenas que nos faziam escravos do pecado. Mas cantar as espirituais que nos conduzem a livrar-se das terrenas.
Alguns crentes são assíduos para criticar qualquer outra coisa sobre um trabalho musical como: o arranjo musical e vocal, capa de CD, visual do cantor. Mas dificilmente encontramos na maioria daqueles que professam viver a verdadeira adoração uma avaliação, um julgamento espiritual das letras, como se fosse uma confiança cega de que tudo que o seu cantor preferido ou banda cantasse fosse certo e bíblico.
“Mas o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém” (1Co 2:15)

2º EM VERDADE – Cantar o que esta na bíblia já esclarece muito. Nada de cantar mentiras que vai desde cantar algo que não praticamos até absurdos doutrinários. Cantar consciente de que algo é heresia é condenar-se ao julgamento.
"Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado." (Tiago 4 : 17)
Todo crente é exemplo para os outros e não só o Grupo Musical da igreja. Antes de ser participante dum grupo musical de louvor já deve ser modelo.
“torna-te padrão dos fiéis...” (2 Tm 4:12).
Um grupo musical de louvor não é alvo principal do Diabo para ataque, nem se pode definir qualquer posição. A todos o inimigo tenta segundo nossas fraquezas.
“Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.” (Tg 1:14)

O RITMO INFLUENCIA UMA CANÇÃO?
Sem dúvida um ritmo influencia uma canção, não só o ritmo, mas também o estilo musical.
Antes não víamos uma concentração tão grande de estilos musicais como hoje assim vemos.
Chegando nesse ponto para avaliação do que é uma musica cristã devemos usar a bíblia que é a fonte de julgamento para todas as coisas que vivemos. Aqui deixo um conselho: “Ou escolhemos seguir o que diz a bíblia ou o que a maioria acredita sem avaliar o que dizem as Escrituras”.
“Tu ordenaste os teus mandamentos para que os cumpramos á risca” (Salmo 119:4)
A PALAVRA DO SENHOR É PARA SER SEGUIDA À RISCA!
Caso alguém questione que se assim for será difícil viver no evangelho, a escolha será viver no mundo com seus pecados, pois viver no evangelho é praticar o que esta no evangelho... Tudo, tudo, tudo.
A lei estava acima do que era possível suportar com o pecado presente no ser humano, mas a graça e o poder do evangelho vieram por Jesus de forma que o pecado já não reina mais em nós, mas sim o Espírito de Deus.
Os exemplos claros de erros em composições musicais são vistos desde muito tempo no meio da igreja. E ministérios que começaram com músicas que falavam de verdades expressas na bíblia tem agora declarado heresias e dogmáticas (Aquilo que uma entidade acredita, mas que não se comprova na bíblia).
Vejamos alguns exemplos que nos servirão como fonte para avaliarmos uma composição que tem base bíblica e aplicação pessoal de verdade.

• ANDRÉ VALADÃO – Não tive ainda oportunidade de avaliar seus outros álbuns, mas ouvi e assisti ao álbum Fé. Dentre as composições que falam de verdades que são bem conhecidas por nós encontrei algumas que falam irrealidades diante do que a palavra de Deus fala.

1ª INDIFERENTE
O Sofrimento dos perdidos me incomoda Senhor (Somente Deus é Onisciente para sondar os corações e o que uma pessoa sofre. (Sl 139))
Dá pra sentir o imenso choro da dor (esse tipo de frase é o mesmo chavão de dizer que alguém pode escutar o “clamor das almas” desconsidere esse tipo de coisa tudo isso são heresias que tentam tirar a soberania de Deus em sondar os corações)
Como poso ficar parado insensível e indiferente? (Eu não cantaria uma música dessas se eu estou fazendo a minha parte. Esse tipo de coisa é a famosa forma de alguém que esta fazendo algo errado e refere esse erro no plural, como se todos o praticassem, quando na verdade somente aquele que esta vivendo esse erro é que deve pessoalmente conscientizar-se e depois poder repreender Mt 7: 1-5)
Pois cada perdido é parte minha é minha gente (errado, errado, errado Ro 14:12)
Chega
Eu não posso vacilar, eu não posso fracassar (Dizer que não existe possibilidade de errarmos, vacilarmos e fracassarmos durante nossa caminhada cristã e acreditar que não pecamos 1Jo 1:8)
Ajuda-me Senhor a livrar os oprimidos e a libertar os cativos (Só o senhor Jesus é o Libertador de nossa vida, ninguém pode salvar ou libertar ninguém Sl 68:18-19; Jo 8:32, 35, 36)
Embora seja nossa obrigação não fazemos nada (Se alguém não está cumprindo o seu IDE, as conseqüências são para quem deixa de pregar e não para quem esta pregando. Assim quem não esta pregando o evangelho como o autor dessa musica que tome vergonha na cara e vá evangelizar)
Precisamos tirá-los da condenação confirmada (só Deus é Juiz sobre vivos e mortos Ro 10: 6-7)
Olhe para os campos amadurecidos
Campos de aflitos e oprimidos (Não! Campos de eleitos)
Campos preparados para serem colhidos
Senhor eu vou sempre caminhar
Sobre os montes pra levar (Espera ai! Segundo o pessoal “do fogo” não Jesus que vem sobre os montes?... sem comentários sobre esse besteirol)
O evangelho de Jesus
Senhor, eu vou me esforçar
Pra, naquele dia te encontrar
No dia da nossa vitória

CUIDADO EM QUERER USAR E CANTAR EXPRESSÕES EM MÚSICAS DE ACONTECIMENTOS QUE FORAM SINGULARES (UMA ÚNICA VEZ E NUNCA MAIS) COMO TEM FEITOS DIVERSOS CANTORES.
EX: “O mar vai se abrir”, “As muralhas de Jericó vão cair”, “Passar pelo deserto”, “Andar por sobre ás águas”, Calçar tuas sandálias, colocar sobre mim o teu manto, enfim: querer tomar tudo de Jesus a ponto deixá-lo nu, “Seremos curados” (Aqui é um ponto bastante perigoso, pois quem precisa de cura são aqueles que não foram alcançados pela salvação em Jesus. Se algum crente acredita que precisa de cura, isso é em relação à vida espiritual, ou libertação, ou seja, lá o que for a relação à modificação da vida espiritual, esta tratando do sacrifício de Cristo com algo insuficiente para vida do homem.)
“Que os ignorantes e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. (2Pe 3:16)
Acompanhe abaixo o que A.V diz em seu DVD Fé numa introdução:
“Tirar o fôlego de Jesus com a nossa fé”
Com relação à cura do servo do centurião romano A.V diz assim sobre a atitude de Jesus: “e aquilo surpreendeu Jesus”
“Com a nossa fé, nós podemos surpreender a Deus”
Irmãos fujamos das heresias
“Com a nossa fé, nós podemos surpreender Jesus”
“Nós podemos, com a nossa fé, tirar o fôlego de Deus, de Jesus”
“deixá-lo suspirar... com a nossa fé”

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...