quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O CRISTÃO E A PERSEGUIÇÃO



“De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm.3.12)
É impressionante quando nos deparamos côa leitura da palavra de Deus e observamos o quanto o povo de Deus foi, é e será perseguido até que Jesus Cristo consume os séculos.
O texto selecionando é uma boa referencia não simplesmente pela perseguição que os ímpios fazem por sermos cristãos, mas pela perseguição que realmente é dolorosa: a perseguição por parte daqueles que vivem juntamente conosco, a perseguição por parte de nossos “irmãos”.
Comecemos fazendo uma recapitulação da história do povo de Deus exemplos de injustiças que os filhos de Deus sofrerão por parte daqueles que diziam-se serem seus irmãos.
CAIM E ABEL
“Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante.
E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.
E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.” (Gn. 4.3-11)

Para um péssimo leitor da bíblia esse trecho parecerá algo injusto da parte de Deus para com Caim. E para os PSICOPATAS quer dizer Psicólogos que justificam as obras dos homens, a atitude de Caim foi induzida por um trauma da decepção de sua oferta não ser aceita.
O foco nesse homicídio não é a oferta de Abel ter sido melhor do que a de Caim. Deus não fez distinção pelo objeto ofertado, como pensam os materialistas de plantão (OFERTE O SEU MELHOR: O SEU CARRO, SUA CASA, SE POSSÍVEL ATÉ SUA ESPOSA).
Deus não escolheu a oferta de Abel porque era o melhor da gordura dos primogênitos do rebanho, pois Caim também deu do melhor do fruto da terra.
E por que Deus escolheu e se agradou de Abel e de sua oferta?
"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11.4)

A vida de Abel foi aprovada por Deus e sua oferta também.

"Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados." (Tito 1.15)

A vida de Caim, porém foi reprovada e tendo um coração perverso sua oferta foi recusada ainda que fosse o melhor.

“Não como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.” (1Jo. 3.12)
Aqui não posso supor que Caim ofertou de má vontade a Deus, a suposição é uma das coisas que eu mais detesto quando ouço uma pregação ou estudo ou qualquer outra coisa que envolva a palavra de Deus. Quando alguém pinta algo sobre alguém na bíblia ou sobre um fato que não está escrito ou que nunca aconteceu, mas para chamar a atenção do público ou mesmo porque não sabe nada da bíblia inventa as mais absurdas Estórias nunca antes vistas na bíblia.
Os textos em negrito são referencias da bíblia que confirmam as ações e aquilo que encontramos além do texto principal daquilo que se relata sobre algo ou alguém. Quando não encontramos mais qualquer outra referencia sobre alguém ou algo significa que a bíblia encerrou seu discurso somente naquilo sem necessidade mais de relato e supor algo quando a bíblia já encerrou aquele fato é HERESIA.
Agora quanto ao tema do nosso estudo que fatos podemos observar quanto a perseguição que Abel sofreu por parte de seu irmão?
Abel teve logo um fim trágico, ele morreu, não teve um longo curso de perseguições durante sua vida. Caim o matou.
E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas.” (1Jo. 3.12)
Não vi ainda casos nas igrejas em que um irmão matou literalmente o outro por inveja ou ciúmes, mas já vi e constantemente vejo irmãos que mataram e estão matando seus irmãos no relacionamento fraterno.
"Aquele que diz que está na luz, e odeia a seu irmão, até agora está em trevas." (I João 2 .9)

"Mas aquele que odeia a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos." (I João 2.11)
"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele." (I João 3.15)

"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4 : 20)

O que odiar seu irmão?
Odiar uma pessoa é detestar tudo o que ela faz, fale, pense e é.
Ser contrário, detestar o pecado que alguém comete seja por ceder ao pecado ou voluntariamente por prazer (a famosa safadeza) não é odiar é ser zeloso pela prática do bem.
Quando alguém passa a ter sentimento faccioso (competir para ver quem faz melhor), partidarismo (reunir ao redor de si quem pense igual a você) Obs: isso não quer dizer que eu deva ter perto de mim e andar de conformidade com alguém que pense que pecar é normal. Lembre-se:
"BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores." (Salmos 1.1)

Já tenho visto que a falta de mutuar entre muitos irmãos é uma carência drástica, aqui acontece o fator do EU: “ EU TENHO DIREITO, EU DEVO SER AJUDADO, EU DEVO SER COMPREENDIDO, ETC, BLÁ, BLÁ, BLÁ.”
Então perguntamos e os outros? “AH! OS OUTROS QUE SE DANEM”

Não pense que o que aconteceu com Caim e Abel é o que acontecerá conosco na igreja. O fato é que existe os sabotadores de irmãos.
Sabotadores de irmãos?
Isso mesmo! É o tipo de situação em que um irmão tem seu dom confirmado por Deus, este cresce e é aceitavel. O outro porém oferece sua vida de forma constrangedora e é reprovado.
Ai surge a injeva, em alguns casos não o sentimento de usurpação, mas de degradação, simplesmente por o proximo “se ferrar”.

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...