domingo, 8 de setembro de 2013

CONSAGRADOS AO SENHOR

"E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou." (Atos 10.15).

Consagrar é separar algo para Deus como sagrado. É entregar algo ao Senhor para um fim santo, e não pode ser de forma alguma usando para outros fins que não sejam de serviço a Deus.
No Antigo Testamento encontramos o uso da palavra relacionado a pessoas, animais e bens matérias entregues a Deus como consagrados. Mas o fator sempre determinante na ação de consagrar é a de que o homem simplesmente oferta algo, mas é Deus quem santifica e faz juízo de aceitar ou não a oferta, sendo que aquilo que Deus aceita é o que é consagrado. Lembremos-nos da oferta de Abel e Caim, a de Abel foi aceita, ou seja, o que ele consagrou a Deus foi santificado, mas a Caim não foi aceita.
"Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" (Êxodo 33: 16).
Israel encontrou graça aos olhos de Deus porque Deus estava no meio deles, e foram escolhidos pelo Senhor para serem povo santo (separado) para o Senhor.
Deus é quem santifica.
"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2: 13).

Segundo o verbo consagrar e suas variações encontramos:

·         Consagrar – ocorrências (Levítico 27:28; 2 Crônicas 2:4).
Lv. 27:28 – Esta relacionado ao fato de que quando algo é consagrado ao Senhor será santíssimo (separado extremamente). Quando algo é separado para Deus incide dizer que pode voltar à sua finalidade anterior, para fins próprios.
2 Cr. 2:4 – A casa do Senhor seria separada para adoração eterna a Deus.
·         Consagrei – (2 Cr. 7:20).
"Então os arrancarei da minha terra que lhes dei, e lançarei da minha presença esta casa que consagrei ao meu nome, e farei com que seja por provérbio e motejo entre todos os povos." (II Crônicas 7 .20).
Deus é quem torna algo santo e sagrado para si mesmo, e isto que Ele profere na benção à casa que Salomão edificou, bem como a maldição caso profanassem (Corrupção daquilo que é consagrado) a casa de Deus, ou seja, era das pessoas do povo que Deus estava falando e que sempre falou. Anos depois vemos o que aconteci com o templo, da forma como é profanado, destruído e o que é feito com os objetos ofertados e consagrados para a casa do Senhor.

·         Consagrastes – ocorrência (2 Cr. 29:31).
"E respondeu Ezequias, dizendo: Agora vos consagrastes a vós mesmos ao SENHOR; chegai-vos e trazei sacrifícios e ofertas de louvor à casa do SENHOR. E a congregação trouxe sacrifícios e ofertas de louvor, e todos os dispostos de coração trouxeram holocaustos." (II Crônicas 29: 31).
O Rei Ezequias se entregou ao Senhor para reestabelecer o culto na casa de Deus, e refere que o povo desta vez estava consagrando a si mesmo para Deus.

·         Consagrou – (Hb. 10.20)
"Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne," (Hebreus 10: 20).
Jesus Cristo é a casa estabelecida eternamente para adoração a Deus, é dele e somente dele que a promessa estava falando, e Ele o consagrado e o consagrador.
"Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros." (Salmos 45: 7).
"O ESPÍRITO do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;" (Isaías 61: 1).
"Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele." (Atos 10: 38).
"Mas o que nos confirma convosco em Cristo, e o que nos ungiu, é Deus," (II Coríntios 1: 21).

O que devemos lembrar e entender é o real sentido da palavra consagrar com todas as suas variações em pessoa, modo e tempo sempre foi e sempre será aplicado ás pessoas que são a oferta racional que Deus aceita, Ele e somente Ele é o santificador, aquele que aceita e torna sagrado para si mesmo a nós.
Não objetos como: O templo em si, móvel, imóveis, aparelhos elétricos e eletrônicos, instrumentos musicais, dinheiro ou qualquer outra coisa que não é por si só capazes de auto-oferecerem.
Nós fomos consagrados por Deus através do sacrifício de Jesus, O Ungido (Consagrado) por Deus para Deus por nós, a nosso favor, para que não sejamos mais de nós mesmos, mas dele unicamente.
HEBREUS 10
“5 Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
Vejam não são coisas que o Senhor quer, mas a nós. Animais, objetos e posses nunca agradaram a Deus, antes era o coração do homem por inteiro que lhe agrada. Por isso Deus se tornou homem
6 Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
Ser consagrado é fazer a vontade de Deus, somos consagrados hoje porque vivemos pela vontade de Deus.
8  Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
9  Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
Os ritos, os sacrifícios contínuos, as cerimônias solenes, o Levirato, o sacerdócio antigo, enfim A Lei, ele, Jesus tirou o antigo para estabelecer o novo.
10  Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
Foi vontade de Deus que fossemos santificados, consagrados a Ele, não por nós mesmos, mas pelo derramar do sangue de Jesus.
11  E assim todo o sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar os pecados;
12  Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,
Estar consagrado ao Senhor não é um conjunto de ritos como: Horas programadas para horar, leitura bíblica premeditada isoladamente para um fim, jejuns ou qualquer outra ação de aparência humana.
13  Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés.
14  Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados.
Consagrados ao Senhor continuamente é ter sido santificado uma vez por todas ao Senhor, sendo que já não há mais ofertas ou sacrifícios pelo pecado como se atos humanos pudessem suprimir atos espirituais.
15  E também o Espírito Santo no-lo testifica, porque depois de haver dito:
Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta:
17  E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.
18  Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado.
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20  Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
21  E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22  Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
23  Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
24  E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.”

Nós somos consagrados ao Senhor, nossos filhos nascem consagrados ao Senhor, porque dele vem à vida e a Ele é que pertencem, tudo o que é nosso é consagrado ao Senhor porque o que opera em nós é para a vida e não para morte, para a santidade e não para o pecado.
"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2 : 20).

"Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o SENHOR vosso Deus."  (Levítico 20 : 7).
"Ao SENHOR dos Exércitos, a ele santificai; e seja ele o vosso temor e seja ele o vosso assombro." (Isaías 8 : 13).

"Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," (I Pedro 3: 15).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...